Quando chega esta época do do ano, a população espera a abertura do comércio no horário noturno, não só para realizar as compras de Natal, mas para passear com a família, principalmente com as crianças, para viverem a magia do Natal com luzes, pisca-pisca, Papai Noel e toda a decoração que uma cidade merece.
Nos últimos 10 anos, Adamantina foi destaque na região quando o assunto é enfeites natalinos em vias públicas. As principais ruas, avenidas, praças e demais espaços públicos do município chamavam a atenção de todos e atraia consumidores da região, aquecendo o comércio local. No início utilizando peças confeccionadas com garrafas pets, em seguida, peças de decoração, todas feitas de ferro e luzes, estrutura semelhante à utilizada nas avenidas de Gramado – cidade referência na decoração de Natal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Preocupação
Devido à aproximação das festividades de final de ano, o Sincomercio quer saber se a Administração Municipal irá investir em iluminação e decoração especial de Natal para atrair os consumidores e aquecer a economia local. “Os empresários adamantinenses vêem com grande preocupação o trabalho da Prefeitura em relação aos enfeites natalinos. Nos últimos anos Adamantina tem sido referência nesse sentido, atraindo a cada final de ano, milhares de consumidores refletindo assim, em maiores movimento nas ruas e consequentemente em maior consumo. Não manter esta tradição dos enfeites como a cidade merece é lamentável. Aliás, a Administração Municipal tem feito pouco ou quase nada em favor do comércio varejista. Lamentamos profundamente. O comércio é o setor que mais emprega e grande propulsor da economia local e precisa de maior atenção do Poder Público”, desabafa Sérgio Vanderlei da Silva, presidente do Sincomercio.
O IMPACTO procurou a secretaria municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Briana Veiga Rodrigues, para questionar o assunto. Briana informa que neste ano, a Administração não irá enfeitar as ruas com tanto glamour, como nos anos anteriores. “A Prefeitura está sem recursos para qualquer tipo de gasto. Iremos enfeitar a cidade como tradicionalmente fazemos, mas o investimento não será grande. Estamos cotando os materiais, mas os gastos não devem passar de R$ 15 mil. A intenção é gastar o mínimo possível, até porque a energia elétrica também está muito cara e qualquer tido de gasto-extra poderá comprometer o 13ª salário do funcionalismo municipal. ”, afirma.
A secretaria afirma ainda, que os enfeites natalinos de materiais reciclados não serão utilizados neste ano. “Eles estão deteriorados, por isso, optamos por instalar somente luzes e armações (estrelas, pombas e arcos) que já vínhamos utilizando nos últimos anos. A decoração será bem simples, não teremos nada de novo, mas ficará bastante bonita”, garante.
Reunião
Briana informou ao IMPACTO que pretende se reunir nos próximos dias com a diretoria do Sincomercio e da ACE com o objetivo de solicitar aos comerciantes que se envolvam na decoração natalina do centro deixando suas lojas mais bonitas para atrair os consumidores. “O objetivo da reunião é pedir que cada comerciante adote a frente da sua empresa, decorando e iluminando o local. Já imaginou se cada um fizesse isso? A cidade ficaria mais alegre, com mais brilho e cor”, afirma.
Movimentação
A montagem dos enfeites já começou há duas semanas. “Temos somente quatro eletricistas dentro da prefeitura, e com o horário reduzido, eles têm pouco tempo para trabalhar. A equipe da Secretaria de Obras já começou a instalação da fiação elétrica nas vias da área central, mas ainda não temos estimativa de quando daremos início a instalação dos enfeites”, afirma a secretária Briana.
A previsão é de que os enfeites sejam acesos no dia 29 deste mês, com a tradicional chegada do Papai Noel.
Programação fim de ano
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo divulgou as atividades que farão parte da programação especial de fim de ano. O destaque será a tradicional chegada do Papai Noel que está marcada para o último domingo de novembro, dia 29. Neste ano, será na rua Osvaldo Cruz, ao lado da Casa do Bom Velhinho, a partir das 20 horas. Como tradicionalmente acontece, a Secretaria de Cultura não divulgou detalhes sobre como Papai Noel chegará, que continuará sendo surpresa. A novidade será a disponibilização de brinquedos infláveis para as crianças que fizerem a troca de um quilo de alimento não perecível por uma pulseira-passaporte.