Repetir o prato e exagerar na comida costuma ser comum no final do ano. Neste mês, tudo é motivo para reunir família e amigos para as tradicionais confraternizações, além das ceias de Natal e Ano Novo, ficando quase impossível manter os bons hábitos de alimentação e a prática de exercícios físicos. A nutricionista Laís Maião explica que é necessário cuidado, orientação e muita força de vontade para que as delícias desta época não se tornem vilões.
A primeira dica da especialista em alimentação é que não se devem abandonar as atividades físicas neste período. “Pelo fato do consumo de calorias durante esse mês ser maior do que o restante do ano devido à quantidade de festas, praticar atividade física ‘compensará’ esse consumo em excesso, pois ao mesmo tempo que você está ingerindo calorias a mais do que está acostumado a consumir, estará de certa forma ‘gastando’ essas calorias com a atividade física”, orienta Laís.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outra dica para que dezembro não se torne vilão é que se devem fazer as refeições normalmente durante o dia. “Engana-se quem pensa que ‘é melhor ficar o dia todo sem comer para poder comer na ceia’. É importante realizar todas as refeições intermediárias durante o decorrer do dia, assim no momento da ceia evitará uma supercompensação, ou seja, não consumirá além daquilo que é necessário, pois não estará com uma sensação excessiva de fome”.
Mas se alimentar durante o dia não quer dizer que está autorizado beliscar os alimentos no momento do preparo da ceia. “Tome cuidado com esse hábito! Os alimentos têm que ser experimentados sim no momento do preparo, porém em pequenas porções”, explica a nutricionista.
Já para o momento da ceia, Laís recomenda que se deve começar as refeições sempre pela salada. “Escolha sempre uma salada colorida, com uma variedade de legumes e verduras. Opte também por aquelas que contenham frutas, irá trazer uma sensação diferente ao paladar. Iniciar as refeições pela salada dará uma sensação de saciedade maior evitando um consumo excessivo de outros alimentos”.
Procure ainda consumir sempre as carnes mais magras. “Prefira sempre a carne branca, principalmente devido ao horário em que a ceia é servida. A carne vermelha demora mais tempo para ser digerida”.
Na hora que montar seu prato, cuidado para não abusar das quantidades, alerta Laís. “Devido à diversidade de pratos expostos a mesa no momento da ceia, a tentação de ‘pegar um pouquinho’ de cada prato é grande, porém, fique atento para não exagerar nas porções e consumir uma quantidade muito elevada de calorias”.
A hidratação também merece atenção. Água, água de coco e sucos de frutas são bem vindos principalmente nesta época do ano em que o calor é excessivo. “Beba bebida alcoólica com moderação, lembrando sempre que bebidas alcoólicas também possuem calorias”, finaliza a nutricionista Laís Maião.