Frutas, legumes e grãos. Não importa a combinação, a maioria já ouviu falar da sucoterapia, uma mistura de ingredientes que é utilizado para emagrecimento, retenção de líquidos, prisão de ventre, entre outros benefícios. Considerados por muitos ‘sucos da moda’, os efeitos para a saúde são realmente comprovados, afirma nutricionista Fabiana Golfeto.
“Com certeza, muitos quando criança se lembram dos avós ou pais baterem beterraba com laranja e darem aos netos ou filhos para combater anemia. A mistura de frutas e vegetais potencializa a absorção de diversos nutrientes o que se torna um ‘elixir’ da beleza e da saúde”, explica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A sucoterapia traz benefícios para a beleza, emagrecimento, limpa o organismo e faz o intestino funcionar.
Entre os mais procurados está o suco verde, grande aliado da saúde e do emagrecimento. “Feito com vegetais de folha verde escura, frutas, legumes e grãos, a bebida é capaz de reunir diversos nutrientes importantes para o corpo, como ferro, vitamina C, ácido fólico e magnésio, além de fibras e antioxidantes”. Geralmente, a preparação leva ingredientes como a couve, espinafre, agrião, salsinha e hortelã.
A nutricionista recomenda ingerir um ou dois copos por dia para melhores resultados. “Nada em excesso faz bem ao organismo, e devemos lembrar que eles devem ser associados a uma dieta equilibrada, então tomar a vontade ou em todas as refeições poderia causar um excesso ou uma sobrecarga de algumas vitaminas ao organismo”, orienta.
Fabiana explica ainda que não existem contraindicações com os sucos geralmente feitos de vegetais, legumes, frutas e cereais. “Se deve ter um cuidado com os aceleradores, como o gengibre que pode elevar a pressão arterial. Nesse caso é fácil, apenas substituir por outro ingrediente – a canela ou o cravo”.
Outra dica é a não utilização de açúcar artificial. “Até porque podem ser usados por diabéticos e associados com a perda de peso. Os adoçantes podem ser utilizados em caso de pessoas que não consigam ingerir sem. O recomendado são os adoçantes a base de Stévia ou Sucralose”, finaliza Fabiana.
Como fazer o tradicional suco verde
200 ml de água de coco
1 folha de couve
Raspas de gengibre
1/2 pepino
1 limão (apenas o caldo)
1/2 maçã
1 colher de chá de chia