Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) apontam que Adamantinaperdeu 557 vagas de carteira assinada em dezembro de 2015, variação de -5,97%.O município ficou em 294ª colocação em geração de empregos formais no Estado de São Paulo, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (21), pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foram 136 admissões contra 693 demissões, somente em dezembro. No acumulado do ano passado, no entanto, o município teve saldo positivo com 220 vagas criadas, 55% a menos que em 2014, quando surgiram 341 novas oportunidades de empregos formais. Serviços e comércio foram os setores que mais criaram vagas.
Enquanto isso a administração pública e agropecuária terminaram o ano com índice negativo. Região Dezembro também foi ruim para os outros municípios da microrregião de Adamantina com mais de 10 mil habitantes, pesquisados pelo Caged. Somente no último mês do ano foram 1201 pessoas desempregadas na região.
Estado
Segundo o MTE, entressafra agrícola, férias escolares, período de chuvas e término das festas no final do ano são algumas das razões sazonais que marcam o mês de dezembro, sendo responsáveis pelo eclínio na geração de emprego. No Estado, houve uma diminuição de 1,70% no nível de emprego ou menos 213.330 postos de trabalho.