Durante a primeira sessão ordinária do ano realizada na noite desta segunda-feira (1º), os vereadores da Câmara Municipal de Tupi Paulista aprovaram um pedido que institui a criação de uma Comissão Processante (CP) para investigar o prefeito Osvaldo José Benetti (PSD).
Conforme informações prestadas ao G1 pelo assessor de gabinete da Casa de Leis, Nelson Antônio de Freitas Júnior, a denúncia foi realizada pelo vereador Antônio Pessoa (PSDB), por quem o chefe do Executivo é acusado de realizar licitações em desacordo com a lei, atrasar o pagamento de funcionários e utilizar placa oficial em veículo particular, o que caracteriza quebra de decoro, entre outras situações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o assessor, a criação da CP será homologada na próxima sessão da Câmara, que ocorrerá no dia 10 de fevereiro, com a aprovação da ata da reunião desta segunda-feira (1º). Após a criação da comissão na primeira reunião do ano, os vereadores realizaram um sorteio para a escolha dos integrantes, conforme Freitas Júnior.
Participaram do sorteio sete dos nove vereadores, pois o presidente da Câmara e o denunciante não podem integrar a comissão. Conforme o assessor, foram escolhidos para fazer parte da CP os seguintes vereadores: Rosi Irene Gomes Sanches Cenedeze (PSD), Regina Aparecida Machado da Silva (PV) e Dante Fujiwara Kawamura (PV).
Segundo Freitas Júnior, serão determinados, após a homologação, quais dos parlamentares assumirão os cargos de presidente, relator e secretário na comissão.
Outro lado
O prefeito Osvaldo José Benetti informou que ainda não tem conhecimento da situação e aguarda uma notificação para tomar ciência da denúncia e assim proceder com sua defesa. O chefe do Executivo explicou ainda que está tranquilo com relação à situação.