Curtir as férias é tudo de bom e todos nós merecemos, porém, chega o dia em que essa moleza acaba e precisamos retornar ao trabalho. Para isso é preciso reorganizar nossas rotinas, pois um novo ano se inicia, novos projetos, novos planos e inclusive um novo ano escolar que já começa movimentando muitas famílias logo cedo.
Quando pensamos na volta às aulas lembramos desde aqueles que estão chegando a escola pela primeira vez até os que já conhecem toda a dinâmica escolar e portanto, já estão mais acostumados e preparados. Então, para que a volta às aulas não seja motivo de tantas turbulências nas famílias, algumas providências devem ser tomadas antes mesmo do início do ano letivo.
De acordo com a psicóloga Shirley C. Martins de Oliveira, se entendermos que escola é trabalho, pode ter certeza, vai sobrar pra todo mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O que quero dizer é que o trabalho deve ser coletivo. Então, se na família existir uma criança que estará iniciando sua vida escolar, caberá aos pais, bem antes de começar as aulas, ir motivando-a, falando com entusiasmo sobre a escola, principalmente dos novos amigos que vai ganhar, das festinhas escolares, das brincadeiras, da professora, sempre de uma forma que contribua para criar laços de afeto, para que ela se sinta bem empolgada com sua nova experiência de vida”, explica a psicóloga.
Muitas delas já ouviram histórias sobre a escola de seus irmãos mais velhos e por muitas vezes sonharam com o dia em que contariam suas próprias histórias. Por isso é importante valorizar esse momento único que chegou na vida dessa criança. Dessa maneira ela já poderá fantasiar de forma muito positiva o que representa a escola diminuindo a possibilidade da criança rejeitar o ambiente escolar.
“Da mesma forma continua sendo tarefa dos pais incentivar os filhos que já frequentam a escola por mais tempo. É sempre importante reforçar a idéia de que a escola deve ser assumida com responsabilidade e que estudar é absolutamente necessário na vida de qualquer ser humano. Um bom ano escolar requer também reorganizar a rotina. Isso implica, dias antes de começar as aulas, despertar os filhos mais cedo para que regulem seu horário biológico com a nova rotina escolar”, ressalta Shirley.
A escola pode e deve ser um lugar de gente feliz e experiências positivas. Quando o aluno retorna as aulas, essa deve ser a mentalidade predominante, caso contrário, há grandes chances de que ele carregue como lema para vida que o estudo é um fardo desnecessário e tedioso.
Para que tenhamos mais pessoas felizes dentro da escola é preciso assumi-lá de forma coletiva. Para isso, cabe aos gestores escolares, juntamente com os professores e todos os agentes escolares, preparar o ambiente escolar, planejando e realizando atividades interessantes, recebendo muito bem os alunos e seus pais na escola, inclusive apresentando toda a escola aos novos alunos, para que consigam descobrir aos poucos esse novo universo que se abre para eles.
“A maioria das crianças consegue se adaptar a esse novo espaço, inclusive crianças com deficiência, desde que se sintam bem acolhidas, bem aceitas, num ambiente agradável onde ela consiga aprender. Num contexto onde é possível conviver com as diferenças, sem barreiras nem preconceitos, não há espaço para a exclusão. Logo, a criança sente-se compreendida, não se sente rejeitada e toda essa condição fomenta seu desejo de aprender”, finaliza a psicóloga.
A Orientação Psicopedagógica é um dos atendimentos oferecidos pela psicóloga Shirley C. Martins de Oliveira que atende na Clínica Espaço Saúde localizada na rua Fioravante Spósito, n°. 310, centro de Adamantina. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (18) 3522-2193 ou pelo celular (18) 99700-2193.