É chamado de ‘efeito porta’ e carateriza aquele momento tão comum de entrar em um lugar e esquecer – naquele preciso momento – o que levou você até lá.
O cientista cognitivo Tom Stafford explicou à BBBC que este esquecimento momentâneo (mas por vezes duradouro) é a melhor forma de tentar entender a memória humana, embora saiba que qualquer ação tem que ser pensada em vários níveis quando se quer que seja realizada com sucesso”. E o ‘efeito porta’ acontece quando não prestamos a devida atenção ao que se ia fazer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, a mudança de local não tem apenas um efeito físico, tem ainda uma influência mental, fazendo com que o que tínhamos em mente na cozinha fique apenas na cozinha, não chegando à sala, por exemplo.
Em 2011, um estudo do Departamento de Psicologia da Universidade de Notre Dame (Estados Unidos) também quis estudar este esquecimento e concluiu que atravessar portas provoca mesmo falhas na memória, fazendo com que as pessoas não se lembrem do que iam fazer no preciso momento.