CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A doença renal é silenciosa e afeta a qualidade de vida das pessoas. Com o intuito de preveni-la, a FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas), por meio do programa FAI-Social, em parceria com a ARCA (Associação dos Renais Crônicos de Adamantina, (SBN) Sociedade Brasileira de Nefrologia, Secretaria Municipal de Saúde e setor de Hemodiálise da Santa Casa Adamantina irão promover uma campanha no sábado (12), em Adamantina. Os cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Nutrição farão o atendimento gratuito à população. Além da equipe de apoio, em torno de 120 alunos e 15 professores atuarão na campanha.
FAI-Social
A ação faz parte de um programa que passou a ser desenvolvido pela FAI esse ano, chamado FAI-Social. “A partir do momento em que foi implantado, nós trabalharemos continuamente em programas voltados à saúde. A FAI já participa da Campanha de Prevenção da Doença Renal em parceria com a ARCA há muito tempo. Mas é a primeira vez que assume a responsabilidade pela divulgação e abraça realmente a campanha desde o seu início”, explica a profa. Dra. Marisa Cardim, responsável técnica do curso de Medicina e docente dos cursos de Enfermagem e Medicina. Conforme afirma, o objetivo principal é identificar precocemente a doença renal em crianças e adolescentes.
A fundadora da ARCA e atual vice-presidente, Antonia Maria da Conceição, convida o público para o cuidado da prevenção: “A gente quer prevenir para a criança não chegar à idade adulta e apresentar uma doença renal. Hoje o número de casos está alarmante”.
O diretor geral, professor Dr. Márcio Cardim, frisa o empenho da equipe em proporcionar a ação social. “Quero parabenizar todos os professores e colaboradores que estão participando da Campanha de Prevenção da Doença Renal no dia 12 e tenho certeza que teremos o envolvimento de muitos alunos dos diversos cursos”, finaliza.
Tratamento
“A campanha não se interrompe na campanha do dia 12. Quem for notificado com algum problema, já será encaminhado ao posto de saúde para a realização de exames, para que se dê continuidade na investigação e tratamento que se fizer necessário”, ressalta.
Locais de atendimento
Manhã
Das 9h às 13h, a ação será realizada na rua Deputado Salles Filho, entre as agências do Bradesco e Santander.
Tarde
Das 15h às 19h, a avaliação irá ocorrer no Parque dos Pioneiros.
Serão disponibilizados pula-pula e maquiagem facial para as crianças.