Levantamento do Procon de Adamantina ponta que problemas com telefonia fixa e celular são as principais queixas dos consumidores. Os maiores problemas identificados são as cobranças abusivas, a dificuldade para o cancelamento de serviços, mudanças de planos não solicitadas e publicidade enganosa.
Segundo coordenador do Procon Sílvio Eduardo de Lucas, além da telefonia (fixa e móvel), cheque especial e cartões de crédito também estão na lista das reclamações.
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Silvio faz um alerta: “Cabe ao consumidor tomar cuidado na hora de contratar um plano ou serviços, analisar cuidadosamente as ofertas para não cair nas ‘armadilhas’ das operadoras.
Balanço
O levantamento do Procon aponta que ao longo de 2014, foram registrados 4.216 atendimentos. Segundo coordenador, o balanço de 2015 ainda não esta fechado. “Temos algumas reclamações pendentes, mas já constatamos um aumento médio em torno de 6% em relação a procura dos consumidores pelos seus direitos no ano passado”, afirma.
Dia mundial do Consumidor
Esta semana foi marcada pelo Dia Mundial do Consumidor, comemorado na terça-feira (15). Para o coordenador do Procon atualmente os consumidores estão mais conscientes dos seus direitos. “Acreditamos os consumidores estão mais conscientes, visto pelo aumento do número de denuncias e reclamações que todos os Procons tem recebido ao longo dos últimos anos”, destaca.
Questionado se há o que comemorar, Silvio afirma que maior comemoração é a efetivação da Lei 8.078/90 (estabelece normas de proteção e defesa do consumidor), uma lei que nos dias de hoje tornou-se um valioso instrumento de cidadania e o maior avanço das relações de consumo.
“Infelizmente no país de forma geral, os consumidores ainda são enganados com falsas promessas, onde as empresas colocam no mercado produtos e serviços em descompasso com as legislações existentes, mas houve grandes avanços. Através do Código de Defesa do Consumidor, a maioria das empresas está mais consciente também dos seus deveres. A atuação do Procon tem por finalidade proteger os direitos dos cidadãos e exigir o aperfeiçoamento das empresas, observando a política nacional das relações de consumo dentro da legislação pertinente”, relata.
Procon
O Procon é um serviço público, mantido pelo Prefeitura de Adamantina, conveniado com a Fundação Procon do Estado de São Paulo, que tem como finalidade proteger, amparar e defender o consumidor de práticas comerciais enganosas ou que lhe tragam danos ou prejuízos.
Cabe ao Procon orientar, receber, analisar e encaminhar reclamações, consultas e denúncias de consumidores, fiscalizar previamente os direitos dos consumidores e, quando for o caso, aplicar sanções.
“Em média, recebemos entre 10 a 15 consumidores diariamente que buscam o Procon para registrar reclamações ou solicitar orientações. Efetivamente, temos atingido 90% das soluções dos problemas apresentados, conclui o coordenador.
Serviço
Procon Municipal está em novo endereço, à Alameda dos Expedicionários nº 864 – próximo ao Campus I da FAI. Atende no horário das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30.