Enquanto muitos se reúnem para beber, comer e comemorar, um grupo amigos de Adamantina faz diferente. Há 29 anos, no feriado da Sexta-feira Santa, o grupo de amigos se reúne no Parque dos Pioneiros em Adamantina, para praticar esporte e celebrar as boas amizades. “A vontade de estar em movimento, praticando atividades físicas, em particular a corrida e ciclismo é que nos une”, destaca Neto Bechara, um dos fundadores do grupo.
Trajeto
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com os organizadores, o grupo se reúne no Parque dos Pioneiros às 8 horas. “O percurso é misto (terra e asfalto) com trajeto de 14 Km”, destaca.
Tradição
O encontro não tem competição como foco. Relaxar e descontrair, entrar em contato com a natureza e curtir bons momentos ao lado dos amigos é objetivo do grupo que se reúne ‘religiosamente’ há quase três décadas. “O encontro começou por acaso. Durante um dos treinos num feriado da ‘Sexta-feira Santa’, encontrei meu parceiro Pedro Minari (um dos fundadores do encontro) e descobri que fazíamos o mesmo percurso ao praticar ciclismo. Foram três anos seguidos e nunca havia dado conta disso. Num dos encontros, combinamos que faríamos o mesmo percurso, no mesmo horário, no feriado da ‘Sexta-feira Santa’ sem falhar. Estamos cumprindo nossa promessa. Já são 29 anos ininterruptos”, relembra.
Bechara conta que fica surpreso com a forma como o grupo cresce a cada ano. “No primeiro ano foi somente um treino entre amigos feito no feriado. Partimos de um número pequeno de pessoas e hoje somos em torno de 30 participantes entre ciclistas e corredores”, conta.
Esporte x amizade
Em comum, o evento é uma boa opção, que une atividade física e confraternização. “A importância do evento esta em me manter em atividade [esportiva] por tanto tempo e ter uma data que marque a reunião entre amigos que compartilham do mesmo prazer em se exercitar”, ressalta o organizador.
Todos podem participar
Qualquer pessoa [apaixonada por esporte] pode participar. “Não existe nenhuma taxa de inscrição ou burocracia para participar, é só chegar. O encontro é feito sempre no mesmo percurso que é misto de asfalto e terra e tem um total de 14km. Este percurso pode ser feito correndo ou de bicicleta, você escolhe como quer fazer uma vez que não existe competição de nenhum tipo.
Não tenho conhecimento de outro evento que envolva ciclismo e corrida com tanta tradição em realizações consecutivas em nossa região. Quero, portanto, convidar todas as pessoas que gostam de se exercitar a participar do 29º encontro de Amigos”, conclui Bechara.