A Semana Santa, tradição religiosa cristã que celebra a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, é celebrada pela Igreja Católica até o próximo domingo de Páscoa (27), com a celebração da ressurreição. Em Adamantina, as missas são realizadas nas Paróquias de Nossa Senhora de Fátima e Santo Antônio.
“A Semana Santa é o período mais sagrado para o cristianismo, a semana mais importante para os católicos, pois celebramos os mistérios centrais da nossa fé: a paixão, a morte e ressurreição de Jesus. Por isso, é de extrema importância que os fiéis participem ativamente das celebrações, que adentre o mistério e não sejam meros ouvintes. Para aqueles que têm consciência do significado a Semana Santa não é um período de férias, mas sim um tempo para renovar a fé e restaurar a aliança com Deus”, explica o padre Rui Rodrigues, pároco da Santo Antônio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Programação
Para os católicos, a Sexta-feira Santa é dia de jejum e abstinência de carne, acompanhada do silêncio. Hoje (25), as Paróquias e nas comunidades do Jardim Brasil, Bela Vista, Lagoa Seca e São Francisco celebram missa às 15h. Já às 19h, haverá procissão do Senhor Morto saindo da Nossa Senhora de Fátima em direção a Santo Antônio. A igreja solicita que os fiéis levem velas.
“É extremamente importante que os católicos participem das atividades nas paróquias, pois só assim saberão o que Jesus Cristo sofreu para nossa salvação e compreenderão também que o sofrimento de Cristo não foi em vão e que após a morte vem a Ressurreição; isso conforta e anima os nossos corações, saber que a morte não tem mais poder sobre nós”, comenta padre Rui.
No sábado (26), as celebrações acontecem 20h.
Celebração de Páscoa
E, no domingo (27), haverá procissão com ‘Senhor Ressuscitado’ e missa na Nossa Senhora de Fátima, às 5h30. A missa de Páscoa é uma das mais importantes para a Igreja Católica, por representar a festa da ressurreição de Jesus Cristo, três dias depois de sua morte na cruz. Para muitos, este domingo é um compromisso movido pela gratidão de quem crê que Jesus se entregou na cruz para trazer a todos a esperança de vida nova. É um dia de oração e de pedidos especiais.
As outras missas são as tradicionais, das 9h e das 19h, nas duas Paróquias.