O prefeito Dr. João Eduardo Barbosa Pacheco (PSDB) entregou nesta terça-feira (29) o Plano de Mobilidade Urbana de Adamantina à presidente da Câmara Municipal, Maria de Lourdes Santos Gil (DEM).
O documento contém diretrizes para o transporte motorizado, não motorizado e para o sistema de transporte coletivo. O projeto visa principalmente a ampliação da Zona Azul na cidade de Adamantina. O plano foi feito a partir de estudos, audiências públicas, vivências técnicas e setoriais conforme explicou o Secretario de Planejamento Paulo Purificação
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os vereadores José Diniz Parússolo Martins (DEM), Noriko Onishi Saito (PV), Aguinaldo Pires Galvão (DEM), Robertinho da Dengue (PSB) e Luiz Carlos Galvão (Rede) também estiveram presentes no encontro.
Plano de Mobilidade Urbana
O Plano Municipal de Mobilidade Urbana é uma exigência fixada na lei federal 12.587 de 2012, que estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana. A lei determina que todos os municípios brasileiros com população superior a 20 mil habitantes devem desenvolver e institucionalizar e implementar o plano.
Segundo a lei federal o Plano de Mobilidade Urbana deve ser elaborado e integrado ao plano diretor municipal e, além de definir ações estratégicas para esta área, ao município, o documento é necessário para garantir as transferências de recursos federais para esta área ao município em 2016.
A proposta final do Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Adamantina foi precedida de audiências públicas, porém, com baixa participação popular.