Com objetivo de incentivar os jovens de 16 e 17 anos a participarem das eleições municipais de 2 de outubro, mesmo com o voto sendo facultativo nesta faixa etária, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) realiza a Semana de Alistamento do Jovem Eleitor. A campanha teve início na segunda-feira (28) e encerra-se nesta sexta-feira (1).
A ideia, segundo o TSE, é despertar o interesse nos jovens de exercerem a função de cidadania. O serviço é gratuito e o título que é feito pelo processo biométrico fica pronto na hora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para fazer o primeiro título de eleitor, o jovem precisa realizar o agendamento através do site www.tre-sp.jus.br, ou procurar o Cartório Eleitoral para tal fim. Em Adamantina, cerca de 40 atendimentos diários foram realizados pelo Cartório Eleitoral, que avaliou como positiva a participação dos jovens durante a Semana de Alistamento.
É importante lembrar que este não é o último prazo para o Jovem Eleitor fazer o título. De acordo com o TSE, o prazo final para encerramento do alistamento ocorre no dia 4 de maio. Os jovens que ainda têm 15 anos, mas completarão 16 até o dia 2 de outubro de 2016, também poderão fazer o título eleitoral e escolher os seus representantes.
Título de eleitor
Para tirar o título, o interessado deve apresentar os seguintes documentos: CPF, RG (documento de identidade com foto) e comprovante de residência. Caso o eleitor já tenha completado dezoito anos, além da documentação acima, é necessária a apresentação de comprovante de alistamento militar.
4 de maio
Esta é a data final para a realização do alistamento ou transferência do domicílio eleitoral. O prazo vale, ainda, para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite sua transferência para uma seção eleitoral especial, a fim de que possa exercer o direito ao voto com mais tranquilidade e sem obstáculos de ordem urbana.
No caso de transferência, o cidadão deve levar o título de eleitor, caso tenha, documento de identificação com foto, CPF, e comprovar residência de 90 dias no município.
Não obrigatório
O cadastramento biométrico está sendo feito de maneira gradual em todos os cartórios eleitorais do Estado de São Paulo, não sendo obrigatório para as eleições de 2016. O eleitor que está em situação regular e deseja apenas fazer a identificação biométrica pode aguardar a reabertura do cadastro, após as eleições, quando o processo será retomado em todo o Estado.
Plantão
A partir desta segunda-feira (4) até o dia 4 de maio, os cartórios eleitorais funcionarão em horário especial, com atendimento ao público das 9h às 18h, todos os dias da semana, inclusive nos sábados (23 e 30 de abril), domingo (24) e feriados (21 de abril e 1º de maio). Em Adamantina, o Cartório Eleitoral (que também atende Flórida Paulista e Mariápolis) localiza-se na Alameda Fernão Dias, 219 – Centro. Mais informações pelo telefone: (18) 3522-3770.