O MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) ocupou duas fazendas no interior de São Paulo, na região do Pontal do Paranapanema. De acordo com a Polícia Militar de Presidente Prudente, cidade a 561 quilômetros da capital paulista, são cerca de 300 pessoas acampadas em barracas montadas na duas fazendas, desde a noite de sexta-feira, e o clima é pacífico.
Foram ocupadas a Fazenda Nazaré, em Marabá Paulista, onde estão cerca de 120 pessoas, segundo a PM. A outra propriedade ocupada é a Fazenda Santa Cruz, em Mirante do Paranapanema. As duas ficam na região oeste de São Paulo, conhecida por muitos conflitos entre movimentos sociais e fazendeiros pela posse da terra.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em entrevista à radio CBN, Clédson Mendes da Silva, coordenador nacional do MST, disse que as ocupações fazem parte do Abril Vermelho. O objetivo é cobrar do poder público agilidade na desaproprição de grandes propriedade para que seja feita a reforma agrária.
“A reforma agrária é uma luta de todos. Enquanto isso não acontecer as invasões vão acontecer sempre”, disse o representante do MST.
A Polícia Militar informou que foram registrados boletins de ocorrência sobre a ocupação na delegacia de Marabá Paulista. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que ainda não teve acesso aos boletins. Os proprietários das fazendas não foram encontrados para comentar a ocupação.