O número de pequenos e médios empresários que investem em vendas online ou mais populares e-commerces é cada vez maior. Exemplos disso são os empresários adamantinenses Mateus Lott e Demetrio Roberto, que comercializam seus produtos pela internet, aumentando a renda e superam a tão falada “crise”.
O jovem empreendedor, da Lott Store, informa que inicialmente a proposta era ter o site como uma vitrine digital de exposição dos produtos. “Éramos novos no ramo de moda e decidimos utilizar a internet como meio de divulgação local. Nosso engajamento para vendas online começou em janeiro de 2016.Nesta fase, já tínhamos uma loja física consolidada e enxergamos na internet uma boa oportunidade de crescimento”, explica.
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Os números não deixam mentir: segundo relatório da “Webshoppers” a expectativa de crescimento do e-commerce é de 20% até o final do ano. “Enquanto o comércio tradicional vive um momento de extremo pessimismo, o eletrônico continua crescendo vertiginosamente. É por esta razão que estamos trabalhando no aperfeiçoamento de nossa loja virtual em todos os sentidos”, informa Tiago Lott, responsável pela loja virtual.
Lott informa que a maioria dos acessos são de mulheres entre 18 e 34 anos das cidades de Presidente Prudente, Adamantina, São Paulo, Campinas e Bauru, segundo dados do Google Analytics. “Nosso foco atual é o público feminino, mas temos planos para trabalhar com itens masculinos”.
Ele explica ainda que o consumidor de Adamantina vê o produto no site e geralmente decide ir pessoalmente à loja para concretizar a compra. “Faz todo sentido: vindo a loja o cliente tem a oportunidade de ter uma experiência sensorial e tangível com o produto. Nestes casos a loja virtual mostra-se como importante ferramenta de marketing”.
Em relação às outras localidades, a Lott Store já concretizou vendas para cidades da região, como Irapuru, e para os estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. “As regiões sul e sudeste são o nosso foco”.
Questionado pelo IMPACTO sobre as diferenças entre loja física e virtual, Lott foi categórico: “nossa visão de negócio é integrada, uma complementa a outra”.
“A loja virtual é uma ferramenta de divulgação local e um modo de expandir nosso negócio para outras regiões sem precisar sair de Adamantina. Os mesmos produtos vendidos na loja física são comercializados na loja virtual. Essa integração facilita o giro das mercadorias. O e-commerce e as redes sociais ajudam nas vendas locais através das condicionais realizadas na cidade e pessoalmente na loja”.
Em relação ao investimento em e-commerce, o empresário explica que é extremamente baixo devido à produção do conteúdo ser próprio (visual, banner, fotos dos produtos, SEO e marketing). “Agindo assim cortamos gastos e conseguimos vender online por um preço mais competitivo”.
Martinez Demolições
Desde 2012, o empresário Demetrio Roberto se dedica ao e-commerce. Ele afirma que as vendas crescem cerca de 40% ao ano, mesmo em período de crise. “A cada ano as vendas online ganha novos consumidores, que procuram qualidade e preços mais acessíveis”, explica.
O empresário recomenda aos comerciantes de todos os setores investimentos no e-commerce, que representa 99% dos produtos comercializados pela empresa, principalmente para as capitais de São Paulo e Rio de Janeiro.
As funcionárias da Martinez Demolições passaram por capacitação para orientar os consumidores no momento da compra virtual. “Temos que estar preparadas para esclarecer todas as dúvidas dos clientes.
A compra via e-commerce não finaliza no momento da aquisição, mas o cliente deve receber o produto da melhor maneira possível para que sinta satisfeito com a compra, e possa voltar adquirir nossos produtos”, comentam Jéssica Ferreira e Naiara Zerbini, da Martinez Demolições.