Nem sempre um corretivo vai ajudar a disfarçá-las. As olheiras deixam a pele ao redor dos olhos com um aspecto fundo e um tom vermelho-escuro ou até arroxeado. Elas aparecem quando a textura da região é muito fina e sensível e há altas concentrações de melanina e de vasos sanguíneos.
Com a idade, o problema fica mais visível e quem sofre com elas sabe que uma única noite mal dormida é o suficiente para piorar o seu aspecto. “Cansaço, alergia, excesso de sol, retenção de líquido, envelhecimento ou, às vezes, a hereditariedade são fatores que fazem com que elas surjam”, explica Miriam Sabino, dermatologista do Fit Body Pilates Spa & Estética.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para tratar as olheiras fundas ou roxas, a dermatologista indica o p preenchimento facial com ácido hialurônico. “Essa é uma técnica que traz excelentes resultados. Ela preenche a região funda, dando um aspecto de rejuvenescimento, sem olheiras”, explica.
Todo o procedimento consiste na aplicação do ácido, em pequenas quantidades, no sulco lacrimal. O paciente recebe uma pomada anestésica, a fim de evitar qualquer desconforto. O preenchimento age nivelando as olheiras com a maçã do rosto e eliminando a textura funda e escura da pele.
Após a técnica algumas pessoas ficam com um leve inchaço na área por até três dias, isso é normal. Depois, nota-se o resultado final.
“O preenchimento facial com ácido hialurônico é absorvido pelo organismo em até um ano, sendo assim, para manter o rosto livre de olheiras deve-se reaplicá-lo a cada 12 meses”, diz a dermatologista.
Se você ainda não tem olheiras, mas tem casos na família e acha que pode ter, a esteticista do Fit Body Pilates Spa & Estética, Joice Oliveira dá algumas dicas de como prevenir.
Descanse Bem: uma das principais causas de olheiras é a fadiga. É muito importante dormir pelo menos 8 horas por dia, sem interrupção e fazer atividades que ajudam a relaxar. Não dando um descanso adequado, as olheiras não vão desaparecer.
Reduza o Consumo de Sal: este ingrediente é uma das causas de retenção de líquidos e, consequentemente, o aparecimento das
Água: Consumir pelo menos 2 litros de água por dia é muito benéfico para a saúde em geral. Quando se bebe uma grande quantidades de água, o corpo elimina mais fáceis fluidos e todas as toxinas que podem afetar o seu funcionamento, graças a isso irá reduzir a problema de olheiras e prevenir a sua ocorrência.
Adicione em sua Dieta Alimentos Diuréticos: Os alimentos diurético ajuda na digestão e ajudam a eliminar os fluidos corporais.
Hidratação da Pele do Rosto: As Olheiras podem aparecer por causa do ressecamento ou exposição ao sol, Pois ocorre a destruição da fibras de colágeno e elastina da pele fina ao redor dos olhos.
Não Esfregue a Área dos Olhos: Não esfregue a área dos olhos e lembre-se de hidratar a área todos os dias. Uma pele ressecada vai gerar a destruição das fibras de colágeno e elastina, piorando sua aparência, nesse caso, prefira os produtos a base de vitamina C”, completa Joice.
Evite Cosméticos Químicos: Algumas pessoas tendem a ter uma reação alérgica na pele e um inchaço nos olhos, com o uso de cosméticos químicos. Neste caso, é bom parar de usar certos produtos de beleza e identificar se algum deles está influenciando a ocorrência das olheiras.
A esteticista lista ainda outras técnicas que podem melhorar o problema. “Os ácidos clareadores são indicados para renovar as camadas superficiais da pele, contribuindo para a hidratação”, explica. “O laser também pode clarear e diminuir os vasos sanguíneos, isso porque o feixe de luz aumenta o teor de colágeno. Já o peeling vai esfoliar e suavizar a região”, diz.
“Para saber qual o melhor tratamento para a sua olheira, procure orientação de um profissional e comece o quanto o acompanhamento”, finaliza.