O MEC (Ministério da Educação) abriu as inscrições para o segundo semestre de 2016 do ProUni (Programa Universidade para Todos), programa de bolsas para estudantes de baixa renda ingressarem em instituições privadas de ensino superior.
Nesta edição, o MEC oferece 125.442 bolsas de estudo, entre integrais e parciais (50% de desconto), em instituições de ensino superior. Dessas, 68.350 são parciais. De acordo com o órgão, são cerca de 9 mil bolsas a mais do que no mesmo período de 2015.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O prazo para concorrer ao benefício vai até as 23h59 da próxima sexta-feira (10). As inscrições são gratuitas e acontecem exclusivamente no site do ProUni, a partir do qual o candidato poderá pesquisar a partir do nome da instituição, do curso ou da cidade desejada. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso e poderá alterá-las ao longo do processo.
Para se inscrever, os candidatos devem indicar o número de inscrição e a senha usados no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015, além do CPF. Para participar, o candidato precisa ter participado do Enem de 2015 e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do exame e não ter tirado nota zero na redação.
Além disso, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou ter sido bolsista integral em escola privada; não ter diploma de ensino superior e renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos (R$ 2.640). O critério de renda, entretanto, não se aplica a professores da rede pública que desejam obter a bolsa para estudar em curso de licenciatura.
APROVADOS
A oferta de bolsas terá duas chamadas: a primeira no dia 13 de junho, e a segunda, no dia 27. Os selecionados devem procurar a instituição de ensino escolhida e comprovar as informações prestadas no site do ProUni. As matrículas da primeira chamada vão do dia 13 até o dia 20, e da segunda, do 27 até o dia 1º de julho. Se não for selecionado, o candidato pode indicar interesse em participar da lista de espera, no período entre 8 e 11 de julho.
SISU
As inscrições começaram um dia depois da divulgação do resultado da 2ª edição do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2016, sistema de seleção unificada para instituições públicas. Os candidatos podem consultar o resultado na página do Sisu ou nas instituições de ensino superior. O estudante aprovado deverá realizar sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado nos dias 10, 13 e 14 de junho.
ENEM
No dia 8 de janeiro, o Ministério da Educação divulgou os resultados do Enem 2015, que podem ser consultados no site do Inep. O sistema possibilita que o estudante use a nota do Enem para entrar em diversas universidades públicas, como a Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). O único requisito é ter tirado nota acima de zero na prova de redação.
A edição deste ano do Enem teve 7,7 milhões de inscritos, mas 25% deles (1,9 milhão) não participaram dos dois dias de testes. Esse foi o menor índice de abstenção desde 2009.