O Tiro de Guerra faz parte da história de Adamantina por estar instalado no município há quatro décadas. O dia 12 de janeiro de 1975 entrou para a história da cidade como a data de fundação do Tiro de Guerra. O 1º diretor do TG foi o prefeito Euclides Romanini e o sargento Ubiratã o 1º Chefe de Instrução. Neste ano foi formada a primeira turma de 75 atiradores da classe de 1956.
São 41 anos promovendo civismo e cidadania aos adamantinenses. No ano de 2001 foi desativado e retornou suas atividades em 2006. Atualmente o trabalho na unidade é coordenado pelo Chefe da Instrução, 1º Sgt. Paulo Renato Mena Rodrigues.
Missão
Os Tiros de Guerra são unidades do Exercito Brasileiro, criadas para a prestação do serviço militar obrigatório e formação da reserva, destinadas a jovens que não tem condições de se deslocarem para grandes centros para tal fim.
Funcionam através de Acordo de Cooperação, firmado entre os municípios e o Exército, ofertando, aos selecionados no alistamento militar, instruções voltadas para a formação militar, moral e cívica, ao tempo em que conciliam tais atividades com o trabalho e com os estudos. “Atualmente o TG adamantinense forma a cada ano uma turma de 50 atiradores”, diz o Chefe de Instrução.

Formação de Líderes
Um dos objetivos dos Tiros de Guerra, além da formação de reservista de 2ª categoria, constituindo a reserva do Exército Brasileiro é a transformação de jovens em futuras lideranças em várias como política, educação, governança e iniciativa privada.
Ao longo de sua história em Adamantina, O TG já formou mais de dois mil jovens que receberam as noções de Civismo e de Cidadania, participaram da Defesa Territorial e Defesa Civil, além das instruções militares e, em conseqüência, cumpriram muito bem o Serviço Militar, hoje fazendo parte da sociedade como figuras ilustres e personalidades marcantes no desenvolvimento do município e da Nova Alta Paulista .
O 1º tenente PM Eder Mazzini Bressan, comandante interino da 2ª Cia de Adamantina se orgulha de ter sido um dos atiradores formados pelo TG. “Servi o Tiro de Guerra quando ainda tinha 17 anos, como voluntário. Os princípios e valores naturais de toda formação militar que me foram transmitidos a época foram fundamentais em minha formação como cidadão e fomentaram minha vontade de servir a sociedade com o ingresso na Polícia Militar. Durante minha formação fiz boas amizades, e passei por bons momentos que se eternizaram em minha memória”, relembra o oficial.

Valores
Tiro de Guerra 02-080 participa há 41 anos com seus jovens atiradores do progresso e do desenvolvimento de Adamantina como braço de apoio para várias ações na comunidade como campanhas contra dengue, arrecadação de alimentos, campanhas do agasalho, apoio a manutenção do meio ambiente, segurança.
“Desde sua inauguração, o TG vem contribuindo para o desenvolvimento da cidade, em diversas atividades sociais, esportivas e cívicas. Mas sua principal tarefa e maior contribuição estão na formação de cidadãos conscientes de seu papel, para com o desenvolvimento de sua sociedade e comprometido com os valores como patriotismo e civismo”, destaca Mena.
Encontro
Pelo segundo ano, o TG irá promover o Encontro de Antigos Atiradores. O evento será realizado no dia 22 de agosto e deve reunir soldados e familiares com o objetivo é relembrar, através de imagens e vídeos, as histórias vividas em todos os anos de instrução, desde a fundação da unidade até os dias atuais.