Conforme noticiado no IMPACTO de sexta-feira (15), os casos de roubos aumentaram em Lucélia, passando de um para oito casos, comparando os cinco primeiros meses deste ano com mesmo período de 2015.
Além dos casos de roubos, dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública) mostram aumento também nos registros de furtos de veículos, que passaram de dois, no ano passado, para quatro de janeiro a maio de 2016. Enquanto isso, os casos de furtos diminuíram 18,5%, apontam as estatísticas da SSP.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao IMPACTO, a Polícia Militar destaca a forte atuação em ações preventivas e repressivas de combate à criminalidade com a intensificação de abordagens à pessoas em atitudes suspeitas e também de várias prisões em flagrante delito.
“Neste período foram presos 23 delinquentes em flagrante e outros 30 através de mandados de prisão, dos quais, 15 em ocorrências de tráfico de entorpecentes e dois por porte ilegal de armas de fogo, com destaque para oito ocorrências de roubo, onde todos os criminosos envolvidos foram presos graças à eficiência das ações policiais”, destaca a nota enviada ao IMPACTO.
Furtos
Em relação aos quatros casos de furtos de motocicletas, a Polícia Militar informa que duas delas foram recuperadas logo após à subtração. “Ficou evidenciada a necessidade de que os proprietários dos mencionados veículos mudem alguns hábitos que facilitam a ação dos delinquentes, como por exemplo, deixar a chave no contato e estacionar o veículo em locais escuros com pouca circulação de pessoas”.
Trabalho
O Comando local tem trabalhado na otimização do emprego de recursos humanos e materiais, mapeando os indicadores criminais através do sistema de georreferenciamento disponibilizado pelo Centro de Operações da Polícia Militar, visando à prevenção desses delitos nos locais e períodos de maior incidência, proporcionando, assim, um melhor atendimento à população luceliense.
Orientações
A Polícia Militar orienta a comunidade a evitar comportamentos que chamem a atenção dos delinquentes, como, por exemplo, manusear dinheiro em via pública, ter cautela ao realizar saques em caixas eletrônicos, não guardar valores altos em casa e preferencialmente a realizar pagamentos através de cartões magnéticos e ao adquirir algum bem como um imóvel ou veículo realizar o pagamento através de transferência bancária.
Denúncias
Outro fator considerado de fundamental importância são as denúncias através do telefone emergencial 190. “Qualquer morador diante de alguma situação suspeita está convidado a colaborar com a segurança da sua cidade e assim fazer valer o previsto na Constituição Federal de que segurança pública é dever do Estado, um direito da população e acima de tudo, uma responsabilidade de todos”, finaliza a nota enviada pela Polícia Militar.
Dados de criminalidade
Janeiro a maio de 2016
Roubos – 8
Furtos – 54
Furtos de veículos – 4
Porte de entorpecentes – 8
Tráfico de drogas – 15