De dificuldade nos relacionamentos amorosos, depressão, baixa auto-estima até síndrome do pânico, estes são alguns dos problemas que levam as pessoas a fazerem terapia.
A psicóloga Aline Cristina Trentino explica que neste tratamento psicológico as pessoas identificam seus sentimentos e modos de pensar para que consigam lidar em situações difíceis e de crise, de conflitos ou traumas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A psicoterapia visa aliviar o sofrimento psicológico através da fala do paciente com o psicoterapeuta, por isto o vínculo terapêutico se torna fundamental neste processo, se estabelecendo confiança, sigilo ético e empatia.
Não existe tempo especifico para o tratamento, podendo durar meses ou até mesmo, anos. A psicoterapia pode ser praticada com um paciente, em pares ou em grupos. Geralmente, as sessões ocorrem uma vez por semana, de acordo com a necessidade da pessoa, com duração de aproximadamente 50 minutos.
A especialista explica que a psicoterapia pode ser utilizada para o tratamento de vários problemas diferentes. Alguns sozinhos e outros em combinação com medicamentos. “Os mais comuns são depressão, ansiedade, distúrbio pós-traumático, baixa autoestima, transtorno de ansiedade, incluindo fobias,
crises emocionais, problemas conjugais, conflitos familiares, transtorno obsessivo-compulsivo, transtornos de personalidade, alcoolismo, vício em drogas, problemas decorrentes do abuso de crianças, problemas comportamentais, transtorno bipolar (em combinação com drogas) e esquizofrenia (em combinação com drogas)”, afirma Aline.
Um psicoterapeuta pode ser de casal e da família ou atender somente um indivíduo. “A terapia pode dar ao indivíduo uma nova perspectiva sobre um problema difícil e direcioná-lo para uma solução”.
A maioria dos pacientes relata benefícios da psicoterapia, como ser capaz de compreender melhor a si mesmo e seus objetivos pessoais e os valores, e desenvolvem habilidades cujo objetivo é melhorar os relacionamentos interpessoais. “A psicoterapia também pode auxiliar o paciente a superar alguns problemas, como um transtorno alimentar, depressão ou ansiedade, e na obtenção de uma solução para os problemas e preocupações é que fazem o paciente solicitar uma psicoterapia”, finaliza Aline.
Serviço
A psicoterapeuta Aline Cristina Trentino atende crianças, adolescentes e adutos no Espaço Terapia, que fica na alameda Fernão Dias, 578 – centro de Adamantina. Mais informações no: (18) 99600-1104.