“Vamos doar o sangue!” foi uma das expressões mais faladas nas redes sociais durante a semana, depois da matéria do IMPACTO que destacou a situação crítica que o Banco de Sangue de Adamantina enfrenta devido à queda no número de doadores, a comunidade atendeu ao chamado, e hoje, a situação é bem diferente, de acordo com a enfermeira responsável, Marina Neubauer.
Boa notícia
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A boa notícia é que o número de doações aumentou cerca de 50% durante esta semana. “Recebemos uma média de 14 doadores por dia, antes não chegava a sete”, destaca. Segundo o Banco de Sangue o número de doações é satisfatório, mas, ainda longe do ideal.
A enfermeira reforça a importância das doações, principalmente de quem tem sangue tipo O Negativo. “Continuamos o apelo para que a população compareça para a doação voluntária de sangue. Hoje, todos os doadores são importantes e necessários, em especial quem tem o sangue O Negativo. Este tipo sanguíneo é conhecido como universal, pois pode ser transfundido em qualquer pessoa. Por outro lado, apenas 9% dos brasileiros possuem esse tipo de sangue. Ele é muito utilizado em situações e emergência nos hospitais”, explica a enfermeira.
Doe com frequência
Segundo dados da Fundação Pró-Sangue, um em cada cinco pacientes internadas em hospitais, necessitarão de transfusão de sangue durante o período em que permanecerem internadas.
Outro dado importante, três é o número de vidas que são salvas com cada doação de sangue. Por isso, o grande desafio está não apenas em conscientizar a população e aumentar as doações, mas em fidelizar os doadores, para manter o equilíbrio no Banco de Sangue.
É necessário que a comunidade se conscientize sobre a importância do ato de doar, e, além disso, doe com freqüência. Mulheres podem doar a cada 90 dias (até três doações ao ano) e homens a cada 60 dias (até quatro doações ao ano).
Quem pode doar
O candidato a doação deve apresentar documento oficial com foto. Doadores entre 16 e 17 anos devem comparecer acompanhados por um responsável. O doador precisa estar com boa saúde (sem gripe, resfriado, diarréia ou alergias) e sem feridas ou machucados no corpo ou na boca.
Deve estar bem alimentado e ter repouso de no mínimo seis horas na noite anterior a doação. Doadores com tatuagem podem doar após um ano de procedimento.
Serviço
O Banco de Sangue funciona em anexo a Santa Casa de Adamantina. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 11h. Para mais informações pelo telefone (18) 3502-2200 ou para esclarecimento de dúvidas acesse o site www.santacasadeadamantina.com.br.