A psicóloga Giovana Lopes participou de importante encontro na Associação Paulista de Medicina (APM), onde ocorreu Cine Debate promovido pelo Núcleo de Psicanálise de Marília e Região.
A Comissão Cultural da entidade promove sempre no primeiro sábado de cada mês, a exibição de filme, seguida de comentários e diálogos com especialistas convidados conforme o enfoque da trama.
Na edição de setembro, no dia 3, a Membro Filiada da SBPSP (Sociedade Brasileira de Psicanálise do Estado de São Paulo), juntamente com uma fotógrafa e uma assistente social, apresentaram pontos de vistas sobre o comportamento da protagonista do filme ‘Mil Vezes Boa Noite’, Rebecca (Juliette Binoche), que vivia na linha tênue de sua existência, oscilando entre vida e morte, constante luta do humano, contrapondo-se, de certa maneira, ao existir de forma gregária.
Inúmeros desdobramentos que decorreram desta forma de existir de Rebecca e das relações estabelecia com família, marido, amigos, entre outros. Toda esta complexidade humana conduziu os presentes a pensar, a partir do ponto de vista das profissionais.
“Este debate é importante para o desenvolvimento das pessoas, pois são assuntos que tratam sobre o ser humano, questões da vida emocional de cada um, colaborando para o crescimento das pessoas, debatendo as questõete debate s emocionais que cada um vive. Especialmente neste filme, por ser uma fotógrafa de guerra, foi abordado a relação da mulher com a profissão, as questões com a família e, apesar de correr risco de vida, mostra o trabalho dela como sendo uma “pulsão de vida”, um “desejo”, o quanto temos que nos aproximar do eu verdadeiro na questão da profissão”, relata a profissional.

Profissional
Giovana Lopes é psicóloga, Membro Filiada da SBPSP ( Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo), Especialista em violência doméstica contra crianças e adolescentes – USP/SP, Especialista em psicoterapia psicanalítica pelo NPMR (Núcleo de Psicanálise de Marília e Região) e candidata IPSO (International Psycoanalytical Studies Organizacional), Membro da Organização dos Candidatos da Latina (Socal).
Serviço
Atendimento para adolescentes e adultos!
Adamantina: Avenida Santo Antônio, 387 – Centro. Telefone: (18) 9 9685-0522/3522-5559.
Marília: Rua Caiçara, 45 – Bairro Salgado Filho. Telefone (14) 3454-0038.