Com objetivo de incentivar a agricultura familiar, tem início à ‘Feira do Produtor Rural’ nesta sexta-feira (21), em Lucélia.
A Feira do Produtor é um novo conceito de feira livre, com objetivo de ajudar o produtor rural a comercializar os mais diversos produtos disponíveis na propriedade, mesmo sem ter grande escala de produção.
O programa, que visa à expansão do agronegócio, é realizado pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com Sindicato Rural, Assorural (Associação dos Pequenos e Médios Produtores Rurais de Lucélia) e Prefeitura.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Lucélia, Djair Bedori Fiorini, o curso leva em consideração a estrutura para a comercialização dos mais diversos produtos disponíveis na propriedade rural. “A iniciativa contribui para que os produtores rurais comercializem seus produtos de forma direta aos consumidores, melhorando a eficiência na distribuição dos alimentos”, comenta.
Idealizada para ser uma referência em organização, gestão e comercialização, a Feira do Produtor Rural será uma feira diferenciada não só por atender apenas feirantes que produzem os itens que serão comercializados, eliminando a figura do atravessador.
A Feira também se diferenciará das feiras tradicionais por ser padronizada, com barracas construídas em bambu e com os feirantes uniformizados. Tanto as barracas quanto os uniformes são viabilizados pelo Senar.
A nova feira tratará inúmeros benefícios à população. “Além de oferecer um novo canal de comercialização agregando renda aos produtores rurais, que foram capacitados para comercializar seus produtos diretamente ao consumidor, fortalecendo relação de confiança e respeito, a nova feira também será benéfica aos consumidores, que terão mais uma opção de compra, com produtos de qualidade e a preços reduzidos”, destaca Fiorini.
São 12 produtores que oferecerão legumes, verduras, frutas, pastéis, garapa e artesanatos todas as sextas-feiras, a partir das 16h, na praça da Matriz.
