O comércio de Adamantina apresenta os sinais de recuperação da economia do País. Somente em setembro, o setor abriu 112 vagas de trabalho, segundo levantamento divulgado pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) na quarta-feira (26).
Para o presidente do Sincomercio (Sindicato do Comércio Varejista de Adamantina e região), Sérgio Vanderlei, os dados sinalizam à melhora na confiança do consumidor, que compra mais, e do otimismo dos empresários, refletindo em mais contratações.
“Há entre os consumidores uma expectativa de melhora quanto ao futuro do País. É um estímulo para a economia e o varejo, que, consequentemente realiza novos investimentos”, explica.
Depois de seis altas consecutivas, o ICC (Índice de Confiança do Consumidor) atingiu 82,4 pontos – o maior nível desde dezembro de 2014 (86,6 pontos). Os dados são da Fundação Getulio Vargas e também foram divulgados na quarta.
“As projeções indicam uma retomada do crescimento, principalmente nesta época do ano, quando as vendas aumentam devido ao Natal. A expectativa também é de aumento nas contratações”, disse o presidente do Sincomercio.
De acordo com a FecomercioSP, as pesquisas indicam que nos próximos meses o varejo tende a apresentar taxas de crescimentos mensais sucessivas, inclusive para dezembro, para o qual se espera uma taxa de crescimento de 2%. Se as projeções se concretizarem, o varejo paulista em 2016 conseguirá evitar mais um índice de retração de vendas anuais, o que era a expectativa traçada no final de 2015.