A hiperidrose é condição que atrapalha a qualidade de vida e bem-estar dos afetados. Esse problema é caracterizado pela produção anormal de suor em diferentes regiões do corpo ao mesmo tempo. É possível ter as axilas, palmas das mãos, virilha e diversas outras partes encharcadas sem motivo aparente.
A dermatologista, Maria Gabriela Tiveron Frizão, explica que a sudorese é uma condição normal do corpo e ajuda a manter a temperatura, porém têm pessoas que transpiram em excesso mesmo em repouso, sem estarem praticando exercício físico, em ambiente muito quente ou em situação de estresse. “Isso ocorre porque as glândulas que produzem e eliminam o suor são hiperfuncionantes”, explica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A hiperidrose ocorre por diferentes causas como fatores emocionais, hereditários ou outras doenças. Estima-se que no mundo haja mais de 170 milhões de pessoas com esta condição, porém há pouco conhecimento da população sobre as formas de tratamento.
As áreas mais atingidas são as palmas das mãos, solas dos pés, rosto, cabeça, virilha e axilas. “Em geral, o suor não tem cheiro característico, mas quando existe a proliferação de bactérias e fungos, o paciente pode ter odor desagradável, conhecido como bromidrose”, comenta a especialista.
Existe uma cirurgia onde é possível a cura completa chamada simpatectomia, que consiste no corte de uma parte do conjunto dos nervos que são responsáveis por conduzir os estímulos de suor. Porém, em alguns casos pode acontecer a sudorese compensatória, ou seja, o excesso de suor migra de lugar.
“Os tratamentos convencionais e mais usados atualmente são: o uso de antitranspirantes apropriados, medicamentos que diminuem a sudorese e o uso da toxina botulínica, que deve ser feita a cada 6 a 8 meses (dependendo do caso) e inibe o suor excessivo por esse período”, afirma Maria Gabriela.
É recomendado procurar um especialista que indicará o tratamento adequado ao seu grau de hiperidrose.
Serviço
A dermatologista e clínica geral, Maria Gabriela Tiveron Frizão, atende na clínica Vitalize que fica na avenida Rio Branco, 193. Telefone: 3522-1074.