Adamantina foi contemplada com R$ 699.273,83, do governo do estado de São Paulo, para melhorias em mais de 7 quilômetros de estradas rurais. O convênio, do Programa Micro-Bacias II, foi assinado na tarde desta quinta-feira (27), pelo prefeito Márcio Cardim (DEM) com a presença do deputado Ed Thomas (PSB).
Estão incluídas no pacote de melhorias as estradas rurais ADM 168/Tupãzinho (1,9 km), ADM 181/Estrada 15 (1 km), ADM 336/Burrinho (1,6 km) e ADM 332/Panchione (2,64). Os quatro trechos somam 7,14 km.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O evento reuniu mais de 50 prefeituras que receberam aporte para melhorar a infraestrutura do setor agropecuário local. No total, foram liberados R$ 25.795.107,48 para obras em 396,31 quilômetros de vias em 46 municípios paulistas, com recursos do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado. Graças ao dispositivo, as prefeituras que têm associações e cooperativas rurais que foram beneficiadas pelo projeto com estruturas, equipamentos e melhorias, podem pleitear os recursos para readequação das estradas, garantindo melhoria em todo o processo produtivo.
Para o governador Geraldo Alckmin (PSDB), que destacou o bom desempenho do setor agropecuário, o Microbacias II contribui para superar o grande desafio de melhorar a renda do pequeno produtor. “O associativismo e o cooperativismo são fundamentais, porque dão exemplo de trabalho. Ao invés de vender o leite, o produtor transforma e vende queijo e iogurte; na olericultura, pode dar mais um passo ao processar, limpar e embalar os produtos, agregando maior valor ao produto comercializado”, ressaltou.
De acordo com Alckmin, o trabalho de incentivo ao transporte rodoviário, com a conclusão do Rodoanel; ferroviário, com as obras do Ferroanel para facilitar o acesso ao Porto de Santos; e hidroviário, com a Hidrovia Tietê-Paraná é complementado com os recursos liberados por meio do Micobacias II para recuperação das estradas rurais. “Estamos ajudando os municípios a melhorar a as estradas vicinais, essa capilaridade que é muito importante para a agropecuária paulista”, disse.
O secretário Arnaldo Jardim ressaltou que a recuperação das estradas é uma importante etapa para garantir melhores condições aos produtores rurais. “Além de possibilitar que o agricultor valorize sua produção, gerar empregos e renda e assegurar condições para o transporte dos produtos, as obras contribuem para a conservação do solo, proporcionando irrigação e evitando o assoreamento dos rios. Apoiar a agricultura familiar e promover a harmonia com o meio ambiente são diretrizes do governador Geraldo Alckmin para a Pasta”, afirmou.
Para o prefeito de Adamantina, Márcio Cardim, é fundamental para os municípios que dependem do setor agropecuário manterem suas estradas rurais em boas condições. “Nós precisamos de boas estradas rurais para incentivar a agricultura familiar na região, valorizando esse potencial agrícola para não cairmos na monocultura e gerar opções de renda para o produtor rural”, disse.