O professor doutor Paulo Sérgio da Silva foi escolhido para ser o primeiro reitor da UniFAI (Centro Universitário de Adamantina). Juntamente com o professor doutor Fabio Alexandre Guimarães Botteon, comandará a autarquia municipal a partir desde sábado (1º) até 30 de junho de 2.021.
Impasse
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O impasse para chegar até o nome de Paulo Sérgio teve início em janeiro, quando, após dois dias de ter assumido a Prefeitura de Adamantina, o prefeito Márcio Cardim (DEM) perdeu um dos principais aliados, já que Wendel Cleber Soares deixou a direção da UniFAI.
Conforme posição oficial do Centro Universitário, “o pedido de exoneração se deu em razão de compromissos particulares assumidos por Wendel para o presente ano, porém, ele permanecerá como docente da Instituição e continuará a contribuir com o crescimento da mesma”.
Mas, nos bastidores se comentou que os motivos da saída vão além de questões pessoais. Uma disputa interna pelo poder teria motivado o pedido de exoneração, colocando a UniFAI no centro de questões políticas.
Com a saída de Wendel, a Congregação (colegiado de professores, funcionários e representantes dos alunos) elegeu o professor doutor José Luiz Vieira de Oliveira (coordenador do curso de Ciência da Computação) para assumir a função, como diretor pró-tempore. A intenção era que permanecesse no cargo até 30 de abril ou até a aprovação do Projeto de Lei que criaria a estrutura municipal administrativa do Centro Universitário de Adamantina.
A tramitação do projeto iniciou em 3 de abril, quando foi apresentada uma primeira proposta pelo Executivo. Uma semana depois, os vereadores identificaram problemas na estrutura, sendo sugerido a Cardim que prorrogasse o mandato do diretor pró-tempore, atendido prontamente pelo prefeito. No dia 8 de maio foi aprovado pela Câmara a prorrogação do mandato do diretor da UniFAI até 30 de junho.
Após a constatação de problemas no projeto original, o Executivo apresentou nova proposta, que foi aprovada pelos vereadores no final de maio, tendo início as articulações para definição do primeiro reitor do Centro Universitário.
Processo de escolha
Inicialmente, diversos nomes foram cogitados para assumir a autarquia municipal, inclusive Fabio Botteon. Mas, por ser de Tupã, sofreu resistência, se tornando vice na chapa de Paulo Sérgio, único que se inscreveu para concorrer ao cargo de reitor, apresentando projeto de gestão até a data limite – 19 de junho.
Como houve apenas uma chapa inscrita, a deliberação da Congregação prevê a eleição por voto secreto, entre os professores doutores, para definição da lista tríplice com os aptos a assumirem a função, sendo eleitos as duplas Estevão Zilioli (reitor) com Elaine Cristina Guerbach Conti Vieira (vice) e Wendel Cleber Soares (reitor) com Fulvia de Souza Veronez (vice).
Houve uma articulação para que Wendel assumisse a reitoria da UniFAI, mas, nos bastidores se comentou que devido aos problemas que resultaram em sua saída da direção da faculdade no início do ano, não aceitaria o cargo.
Com a formalização da lista tríplice, Cardim escolhe Paulo Sérgio como primeiro reitor da UniFAI. O ofício foi entregue na terça-feira (27), à Câmara, que referendou a escolha nesta quinta-feira (29), em sessão extraordinária.
Futuro
Paulo Sérgio assume a reitoria da UniFAI já neste sábado, e tem 30 dias para instalar o Conselho Universitário e iniciar a nova estruturação organizacional da autarquia municipal.
Quem é Paulo Sérgio?
O adamantinense Paulo Sérgio da Silva possui doutorado em Ciência Política pela USP (Universidade de São Paulo) desde 2.005, mestrado em Ciências Sociais pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) desde 2.000, graduação em Ciências Sociais também pela UFSCar, concluído em 1.997, e especialização em Metodologia Quantitativa pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em 2.003.
Paulo Sérgio é professor concursado na UniFAI, professor da FADAP (Faculdade de Direito da Alta Paulista de Tupã), além de avaliador Ad Hoc da Revista OPSIS (revista do Departamento de História e Ciências Sociais da Universidade de História e Ciências Sociais de Goiás – UFG/CAC) e membro do Conselho Editorial da Revista Tema da Uniesp e da Revista Jurídica da FADAP.
Atua nas seguintes áreas: partidos e instituições políticas; direito eleitoral; mídia e eleições; comportamento eleitoral; Estado e Governo; Teoria Geral do Estado (TGE), metodologia científica qualitativa e quantitativa; políticas públicas; Sociologia; legislação partidária e eleitoral; e estratégia militar.
Quem é Fabio Botteon?
Conforme consta em sua Plataforma Lattes, Fabio Alexandre Guimarães Botteon possui graduação em Biomedicina pela Faculdade de Ciências da Saúde ‘Barão de Mauá’ (1.991), mestrado em Microbiologia pela Universidade Estadual de Londrina (1.996), doutorado em Pediatria [Botucatu] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2.004) e especialista em Citologia Oncótica pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2.005) e MBA em Gestão de Pessoas pela FGV.
Tem experiência em disciplinas da área da saúde e gestão de pessoas. Diretor da empresa Botteon Consultoria em Desenvolvimento Empresarial.