Os cursos de Direito e Psicologia do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) tiveram o seu reconhecimento renovado pelo Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-SP), conforme a Portaria CEE-GP 218, de 10 de maio de 2017, vigente até a divulgação dos resultados do próximo ciclo avaliativo do Enade para estes cursos, previsto para 2018 e cujo resultado sairá em 2019.
A decisão se deu baseada no resultado da avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicado em 2015 e cujas notas foram anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) em março deste ano, em que os cursos obtiveram conceito 4 (que vai de 1 a 5), se destacando no cenário nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Para obter este resultado (conceito 4), é preciso estar entre os melhores cursos de Psicologia do País. Neste sentido, é um reconhecimento dos esforços institucionais, o que envolve o corpo docente, a diretoria acadêmica, o corpo discente. Além disso, temos uma diversidade de ações que nos permitem ter um curso bastante sólido. Os alunos tem ainda a possibilidade de cursar Psicologia na UniFAI, através de programas de incentivo como, financiamento estudantil pelo FIES, bolsa do sistema prisional e do Pibid”, destacou o então coordenador de Psicologia, Prof. Me. Cassiano Ricardo Rumin, na época da divulgação do resultado do Enade.
Segundo o INEP, o objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
“Esta nota se deve especialmente à qualidade de ensino, ao entrelaçamento entre a parte teórica ministrada em sala de aula e as atividades práticas e de pesquisa desenvolvidas pela Instituição, enaltecendo a dedicação e o empenho dos alunos concluintes de 2015, que foram essenciais para obtenção deste resultado. Com essa nota alcançada, o curso passa a ser mais valorizado no mercado de trabalho. Este bom resultado passa a ser uma marca na Instituição, estendendo-se aos que nela estudaram, o que significa que mais alunos desejarão estudar no curso de Direito da UniFAI”, avaliou a coordenadora do curso de Direito, Prof.ª Ma. Mariângela Conceição Vicente Bergamini de Castro.