Degustação da Vinícola Pizzato

Aconteceu na terça-feira (3), a degustação orientada da Vinícola Pizzato, no Deck Bar da Cocipa, em Adamantina. Na ocasião esteve presente a representante comercial da Vinícola, Jane Pizzato.

O evento foi promovido pela adega da Cocipa (www.cocipa.com) em parceria com nosso blog ‘O Santo Vinho’ (facebook.com/blogsantovinho) e dele participaram cerca de 30 convidados.

A degustação começou pelos estudantes, sendo primeiramente apresentado o ESPUMANTE FAUSTO BRUT BRANCO, produzido com 95% de uvas chardonnay e 5% de pinot noir, pelo método tradicional, de cor amarelo clara com reflexos esverdeados, perlage fina, aromas de frutas cítricas e fermento, indicado para acompanhar peixes, frutos do mar e entradas.

Em seguida foi servido o ESPUMANTE FAUSTO BRUT ROSE, produzido com as uvas pinot noir, chardonnay e merlot.  Na taça apresentou perlage fina e abundante, com espessa espuma na borda da taça, sinal de sua qualidade. Aromas de frutas vermelhas como morango, é um vinho seco, com boa acidez, ideal para acompanhar comida japonesa, carpachos, carnes brancas e até mesmo feijoada.

Dos brancos produzidos pela Vinícola, foi apresentado o LEGNO, CHARDONNAY, 2016, um vinho barricado, ideal para acompanhar pratos mais estruturados, como bacalhau ao forno, queijos curados mariscos e pescados.  Em ocasiões anteriores já falei dele aqui na coluna.

A seguir começou o serviço dos tintos, iniciando-se com o FAUSTO, MERLOT, safra 2015, um vinho feIto para ser tomado jovem. Apresenta cor vermelho rubi com halos róseos, aromas de frutas vermelhas, taninos domados e aveludados, com corpo médio e bem equilibrado, ideal para harmonizar com aves como peru, carnes vermelhas grelhadas, suínos, risotos de cogumelos, etc. Mostrou-se um vinho vibrante e fresco.

O outro tinto da noite foi o PIZZATO, RESERVA, MERLOT, D.O.V.V., safra 2013, um vinho com mais estrutura, pois estagia em barris de carvalho francês.  De cor vermelho-rubi intenso, com aromas frutados e notas tostadas. De corpo médio para encorpado, indicado para harmonizar com churrasco, cordeiro,  massas com molho vermelho, etc.

O próximo vinho foi o PIZZATO, TANNAT, RESERVA, 2012, de cor vermelho-rubi intenso, com boa estrutura, revelando bem as características próprias dessa casta, que produz vinhos potentes e tânicos. Faz boa harmonização com churrasco de carnes gordurosas, como a costela, cabrito e feijoada.

Para fechar a noite foi servido o FAUSTO, VERVE, GRAN RESERVA, 2012, um blend de uvas cabernet sauvignon, merlot e tannat. Ideal para acompanhar pratos mais estruturados, como carnes vermelhas, o vinho apresenta cor rubi intensa, aromas de frutas vermelhas, com notas terrosAs, de chocolate, café e couro. Encorpado, com ótima persistência, taninos redondos e retrogosto persistente.

A vinícola

Fundada em 1999, a vinícola é dirigida até hoje pelos membros da família, destacando-se por possuir vinhedos próprios e produzir vinhos com personalidade e estilo. Na degustação ficou patente o amor de Jane Pizzato e de sua família pelos vinhos que produzem, o que fica  expresso no lema que escolheram para a empresa: “Plantamos, colhemos e produzimos estrelas”.

Todos os vinhos da Vinícola podem ser encontrados na adega da Cocipa.

FONTEPOR SILVIO GRABOSKI
Conteúdo anteriorUm Dia das Crianças bem cheirosinho
Próximo conteúdoPosto Souza Leão na década de 1.940