Centro Integrado de Saúde necessita de autorização do Governo Federal

O complexo de especialistas funcionará em prédio construído para abrigar a UPA

Anunciado para entrar em funcionamento este mês, o CIS (Centro Integrado de Saúde) ainda necessita de autorização do Governo Federal. O complexo de especialistas funcionará em prédio construído para abrigar a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que, devido aos custos operacionais, está fechado desde 2012 – prazo inicial de funcionamento.

No ano passado, ainda na gestão de Michel Temer, a União publicou decreto que autorizou os estados e municípios utilizarem as estruturas para outras finalidades na área de saúde, sem a necessidade da devolução dos recursos investidos no prédio. No caso de Adamantina, foram empregados cerca de 1,8 milhão de verba federal na construção da unidade.

Com a possibilidade, a Prefeitura anunciou a criação do CIS no local, realizando melhorias para o funcionamento neste mês de abril. Mas, segundo a Administração Municipal, ainda aguarda resposta para efetivação do completo de saúde.

“A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Saúde, já encaminhou ao Ministério da Saúde todos os documentos necessários para receber a autorização e aguarda resposta”, informou, por meio de nota.

Ainda, de acordo com a gestão Márcio Cardim, precisam ser realizados pequenos reparos em vidros e portas do prédio e aplicação de película para vidros. Até o momento foram investidos cerca de R$ 40 mil com a mão de obra dos reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária  de Pacaembu, que realizaram as melhorias, e materiais.

No CIS, a população terá acesso aos serviços de fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, pediatria, cardiologia, infectologia e ginecologia e obstetrícia prestados pelos profissionais da Prefeitura. “Sendo assim, não será preciso executar a contratação de novos profissionais”, destaca a gestão municipal. 

Já os alunos do curso de Medicina da UniFAI (Centro Universitário de Adamantina), em regime de internato, atenderão nas especialidades de oftalmologia, reumatologia, cardiologia, neurologia, dermatologia, endocrinologia, dermatologia, ortopedia, gastroenterologia e moléstias infecciosas.

No período das 17h30 às 20h de terça, quarta e quinta-feira funcionará o ambulatório de alergias, obesidade e gestantes de alto risco.

Conteúdo anteriorTradicional bacalhoada acontece no Domingo de Ramos
Próximo conteúdoSocial Vitrine