Harmonização vinho e rã

Saiba mais sobre essa combinação exótica, por Silvio Graboski

Você já experimentou carne de rã?

No passado era comum ouvir alguém falar que estava saindo para caçar rã, mas hoje em dia temos a facilidade de encontrar essa, como outras carnes exóticas, nas gôndolas dos supermercados.

A carne de rã tem sabor parecido com a de frango, porém sua textura é mais borrachuda, parecendo um pouco com lula.

Por isso e considerando que a receita era rã a provençal, que agrega limão e ervas frescas, a opção de harmonização foi por um vinho branco, leve, aromático e também muito fresco, para casar perfeitamente com o prato.

Escolhi um vinho nacional, o Aracuri Sauvignon Blanc 2017, produzido em Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, região que vem despontando como uma das melhores para vinhos brancos no Brasil.

A vinícola Aracuri (palavra de origem indígena que significa pássaro de árvore alta) é relativamente nova, foi fundada em 2005, porém seus vinhos já são reconhecidos. Eu mesmo tenho outros vinhos em minha adega, como um Cabernet Sauvignon reserva e um Chardonnay barricado.

Na taça o vinho apresentou cor amarelo esverdeado claro e brilhante, com aromas de frutas cítricas, com destaque para abacaxi e pera. Na boca revelou-se seco e com bastante acidez, como deve ser um bom vinho branco. Seu frescor tornou o vinho vibrante, combinando perfeitamente com a delicadeza da carne de rã e com os temperos de ervas frescas.

Vinhos brancos não são todos iguais, pois assim como os tintos, variam de acordo com a casta de uva de que são produzidos.

Os vinhos de Sauvignon Blanc são leves e refrescantes, ideais para acompanhar aperitivos ou comidas leves. Há quem diga que é o vinho perfeito para quem aprecia comida vegetariana, pois harmoniza perfeitamente bem com ervas e vegetais verdes. Também é um vinho indicado para acompanhar peixes e frutos do mar.

Há excelentes vinhos de Sauvignon Blanc no mercado, das mais variadas marcas. Alguns nacionais, como as da Aracuri, são excelentes. Também encontramos Sauvignons Blancs de qualidade e com bons preços produzidos no Chile. Se a opção for por um vinho mais sofisticado, obviamente a escolha recairá sobre um francês, como os produzidos na região de Bordeaux, de onde saem grandes vinhos brancos, bastante ricos e exuberantes ou do Vale do Loire, que produz brancos finos, elegantes e cheios de charme, como os Sancerre e Pouilly-Fumé.

Conteúdo anteriorO Poder do Amor
Próximo conteúdo‘Vingadores: Ultimato’ é a grande estreia da semana no cinema