Vinho e chocolate, uma combinação irresistível

Embora difícil, a harmonização não é impossível e quando ela acontece o sabor é irresistível

Nessa época do ano o chocolate está em alta e para quem gosta de vinho é hora de pensar se é possível harmonizar um com o outro.

O chocolate é um alimento bem difícil na harmonização, porque é forte, gorduroso e doce, três características que dificultam a combinação.

Contudo, embora difícil, a harmonização não é impossível e quando ela acontece o sabor é irresistível.

A primeira dica para acertar na harmonização é a de que para combinar bem o vinho deve ser igualmente doce ou mais doce que o chocolate, e jamais deve ser ácido.

Outra dica importante é que o chocolate que combina melhor é o amargo. A combinação clássica com o chocolate amargo é o Vinho do Porto, preferencialmente o Tawny, que é mais encorpado que um Porto normal, por isso chega mais perto do peso do chocolate.O Vinho do Porto é um vinho fortificado, doce, porém com alto teor alcoólico,cerca de 18%, o que faz dele um par sofisticado para o chocolate.

Os chocolates ao leite são ainda mais difíceis de harmonizar, porque geralmente cerca de metade é chocolate e a outra metade é creme (ou gordura), o que resulta num produto mais docee mais gorduroso. O vinho indicado é o late harvest, os chamados vinhos de colheita tardia. Esse tipo de vinho é produzido com uvas que são deixadas por mais tempo na parreira, a uva vai se desidratando no pé e, com isso, o açúcar se concentra. O resultado é um vinho mais licoroso e doce, indicado para harmonizar com chocolate ao leite. A Vinícola Aurora produz um bom late harvest, facilmente encontrado nos supermercados, a preço baixo.

Já o chocolate branco combina bem com vinho tinto seco, porém, deve ser um vinho leve e com pouco tanino para não passar por cima da delicadeza do chocolate branco. Um vinho da uva PinotNoir cai muito bem. Mas a combinação também pode ser feita com um vinho brancoleve, como um Moscato.

Chocolates com 75% de cacau podem combinar bem com tintos secos, das uvas Cabernet Sauvignon ou Syrah, preferencialmente aqueles que estagiaram em barril de carvalho, pois o paladar mais amadeirado vai incrementar a combinação.

Uma harmonização mais sofisticada poderá ser feita com espumante, mas nesse caso escolha um vinho com mais peso, como um bruttem mais estrutura para aguentar a força do chocolate.

De qualquer forma experimente, faça novas descobertas e se delicie com essas duas preciocidades.

Conteúdo anteriorSocial Vitrine
Próximo conteúdoDitadura Militar: comemorar o quê? (Parte 2)