Cada região possui características que as definem, e com a Nova Alta Paulista não é diferente. São sabores, saberes, hábitos e costumes que constroem a identidade regional. Tornar estes aspectos conhecidos pela população, além de valorizar o que há de melhor no cotidiano das cidades são objetivos do projeto Talentos e Produtos Regionais da Nova Alta Paulista, que conta com o apoio da Agência Inova Paula Souza, por meio da agente regional, professora Izabel Castanha Gil.
Iniciado há pouco mais de um ano, o projeto ganha visibilidade e se torna alternativa para o fortalecimento dos talentos e microempreendedores individuais da Nova Alta Paulista. Em um momento econômico desfavorável, o trabalho em rede agrega valor aos produtos e iniciativas, se tornando opção viável de renda que promove o aquecimento das economias locais, melhorando também a autoestima dos participantes e incrementando as conexões regionais.
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A professora Izabel destaca que o projeto tem mais de 100 microempreendedores cadastrados, sendo pelo menos 50 com atuação permanente nas ações desenvolvidas em 18 das 30 cidades das microrregiões de Adamantina, Dracena e Tupã. A microrregião de Tupã conta com o reforço do também agente regional de inovação Dercílio Volpi Junior.
Uma reunião na segunda-feira (12) apresentou os resultados e traçou as metas das atividades para este semestre. São 20 ações em desenvolvimento, que têm a economia criativa e o empreendedorismo solidário como princípios assentados no desenvolvimento com base local, participação, inovação e responsabilidade ambiental.
AÇÕES
As ações do projeto consistem no fortalecimento das conexões intrarregionais por meio da mobilização de artesãos, artistas, músicos, escritores e produtores artesanais de alimentos. A proposta, que visa resultado em médio e longo prazo, agrega valor aos produtos regionais já existentes e fomenta novas iniciativas, como a criação de novos produtos a partir das matérias primas regionais. Já foram desenvolvidas a cerveja artesanal de mel de cipó uva, o fermento para panificação e o sabonete artesanal, à base do mesmo mel. Em parceria com a FATEC (Faculdade de Tecnologia) de Americana, acontecerá em breve o curso de estamparia artesanal em tecido, focando os motivos regionais.
Os talentos da região, com apoio das prefeituras, participam de feiras e eventos em diversas cidades. No segundo semestre de 2018, em caráter experimental, o grupo participou de cinco feiras; para o próximo semestre estão previstos nove eventos.
“Iniciamos com a participação de 12 municípios e atualmente contamos com 18. Os convites aumentaram, quem começou permanece, houve criação de MEIs [Microempreendedores Individuais], então o resultado é positivo. Temos que ser realistas e considerar o momento recessivo da economia do país, então, a unidade do grupo, a persistência, a criatividade, a divulgação e todo o apoio que recebemos são fundamentais para a consolidação do projeto”, pontua a coordenadora.
Outra iniciativa com resultado positivo é a loja Empório Flamejante, instalada na sede do Sincomercio Nova Alta Paulista (Sindicato Patronal do Comércio Varejista), em Adamantina. Com a proposta de cooperação, a loja reúne trabalhos de artistas, artesãos, escritores e quituteiras de diversos municípios. Entre os produtos disponíveis estão bonecos, geleias, cristais de gengibre, fragrâncias, pimentas, perfumes, quadros, bananinhas, móveis rústicos, livros, calendários, peças de enxoval, polpas de frutas, amendoim, queijos, cerveja artesanal, café e outros.
“Ela nasceu para fortalecer a identidade regional e para dar visibilidade aos talentos locais e regionais. Ao contrário da concorrência, qualquer comerciante pode tornar-se um revendedor e, consequentemente, um apoiador dessa iniciativa”, destaca a idealizadora do projeto.
Visando inovação no segmento comercial dos produtos regionais, está em fase adiantada a criação o e-commerce, ampliando as fronteiras de divulgação e acesso aos produtos da Nova Alta Paulista.
FORTALECIMENTO DA BASE
Localmente os secretários municipais de Cultura e de Agricultura realizam cadastro permanente de pessoas interessadas em participar do projeto, constituindo-se num dos pilares da iniciativa.
O aumento das conexões regionais vem estimulando a mobilização de grupos locais, evidenciando que tanto os talentos regionais quanto os consumidores acreditam na ideia. Em parceria com a iniciativa privada, começam também a ocorrer eventos em várias cidades, ampliando as oportunidades para os empreendedores e também para os consumidores.
“Todas as novas ações ocorrem em formato de experimento, sendo aperfeiçoadas a cada concretização. É uma oportunidade criativa com baixo custo de investimento, que conta com bastante apoio e simpatia das pessoas, ampliando oportunidades de geração de trabalho e renda ao mesmo tempo em que promove a região”, destaca.
Em uma região de grande potencial, com mais de 400 mil habitantes, tornar conhecido os talentos e produtos regionais pode ser o diferencial para o aquecimento econômico. “Em meio ao comércio globalizado há espaço para os regionalismos, que, se bem articulados, podem gerar trabalho e renda”, finaliza.