Juízes de Adamantina, Pacaembu e Tupã participam de curso sobre crime organizado na Itália

Foco do curso é aquisição de conhecimentos práticos e efetivos de combate às organizações mafiosas

13 juízes e dois policiais brasileiros participam de curso sobre crime organizado na Itália (Foto: Reprodução | Facebook)

Um convênio entre a Associação Paulista de Magistrados e a Scuola Superiore Della Magistratura Italiana possibilita o intercâmbio de informações entre as Justiças do Brasil e da Itália para o combate de organizações mafiosas.

Nesta segunda-feira (16), os juízes Fábio Sola, Carlos Scarazzato e Ruth Duarte Menegatti, de Adamantina, Rodrigo Menegatti, de Pacaembu, e Paulo Ferrari, de Tupã, iniciaram curso com o foco na aquisição de conhecimentos práticos e efetivos de combate ao crime organizado.

O curso, com a participação de 13 magistrados e dois policiais brasileiros, acontece até o próximo dia 20, na Itália. “Será realizada exposição sobre as organizações mafiosas italianas nas palavras dos magistrados e promotores especializados na sua repressão, que transmitirão suas experiências, mas também demonstrações práticas sobre os instrumentos tecnológicos utilizados”, destaca o juiz Fabio Sola.

O magistrado é coordenador do grupo no Brasil. Pela Itália, o coordenador é Conselheiro da Escola Superior, magistrado Nicola Russo (juiz da Corte d’Assise e di gip/gup no Tribunali di Torre Annunziata e di Napoli).

“Também haverá breve incursão no sistema penal italiano, com verificação da forma especial de segregação dos líderes mafiosos em unidades de segurança máxima (artigo ‘41 Bis’), inclusive com visita técnica a estabelecimento penal”, esclarece.

As atividades acontecem em duas cidades: Florença, na sede da Escola Superior da Magistratura (Villa di Castel Pulci), e em Roma, no Departamento Penitenciário, Unidade Penitenciária e Procuradoria Geral Antimáfia.

13 juízes e dois policiais brasileiros participam de curso sobre crime organizado na Itália (Foto: Reprodução | Facebook)

Conteúdo anteriorAdamantina instala ‘minicidade’ para orientar crianças sobre o trânsito
Próximo conteúdoSaques do FGTS: Caixa dá dicas para evitar golpes contra o trabalhador