Com o isolamento social, o uso dos serviços de telecomunicações foi decretado como essencial. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) firmou, no dia 20 de março, acordo histórico com as operadoras e a SindeTeleBrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal) para que as provedoras aderissem uma série de medidas no combate ao novo coronavírus.
Até o Ministério da Saúde teve que se aliar com as operadoras para enviar mais de 246 milhões de MMS com mensagens sobre contágio e prevenção do vírus no país.
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Uma das principais medidas das operadoras era justamente garantir a qualidade dos serviços durante a pandemia. No entanto, essa não está sendo a realidade de muitos brasileiros, e concretamente dos adamantinenses.
Segundo os números coletados pelo portal Podecomparar, que extraiu os dados do painel de dados da Anatel, o município de Adamantina apresentou um crescimento de 64,8% nos números de reclamações nos serviços de telefonia (fixa e móvel). Foram registradas 54 queixas, somente no mês de março de 2020, comparado com 19 do ano 2019.
Os resultados também apresentaram aumento de fevereiro de 2020 para março, sendo que no segundo mês do ano foram realizadas 41 solicitações de reclamação.
A operadora que foi a maior detentora de registros foi a TIM (14). Caso precise, fale com o atendimento da TIM, e verifique qual é sua situação com a operadora.
Dentro dos assuntos com mais queixas dos usuários, a cobrança continuou sendo o quesito com mais reclamações, 15 no total. Qualidade do serviço (10) e atendimento (9) foram também destaques nas queixas.