A tão sonhada duplicação da SP-294 (rodovia Comandante João Ribeiro de Barros), no trecho que corta a Nova Alta Paulista, já tem data para ser efetivada: entre 2023 e 2027. É o que prevê contrato da Eixo SP, concessionária que assumiu a operação da via em 4 de junho.
A principal rodovia da região é importante ligação entre as cidades e os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Após abertura da ponte na divisa de Paulicéia (SP) e Brasilândia (MS), o tráfego – principalmente de caminhões – aumentou consideravelmente, trazendo rápido desgaste da estrutura asfáltica e crescimentos nos acidentes.
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Há anos a duplicação é uma das principais solicitações das prefeituras junto ao Governo do Estado, que viabilizou a intervenção a partir da concessão da rodovia para iniciativa privada em lote que contempla 1.273 quilômetros da malha paulista. Além da SP-294, a SP-425 (Assis Chateaubriand) também faz parte do pacote de investimentos, que contempla, além da duplicação, adequações e acostamento, vias marginais e dispositivos que facilitarão acessos e manobras de retorno no sentido do trajeto.
Na última semana foram iniciadas obras no trecho de Parapuã. Ao IMPACTO a concessionária informou que Plano de Investimentos Iniciais prevê a execução de serviços de melhorias no pavimento, conservação da faixa de domínio, revitalização da sinalização e do sistema de drenagem em um prazo de 24 meses.
Nos trechos das duas rodovias, segundo a Eixo SP, frentes de obra atuam diariamente em pontos definidos no cronograma de intervenções alinhado com a Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo). “A SP-294 é um dos corredores mais importantes para a movimentação de cargas entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Este conjunto de ações representará um salto na segurança e no conforto dos viajantes”, afirma José Geraldo de Andrade, superintendente de Obras da Eixo SP.
Além das melhorias, duas bases do SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário) estão instaladas na SP-294 na microrregião: km 574 (Osvaldo Cruz) e no km 595 (Adamantina). “Nas unidades, o condutor conta com sanitários feminino e masculino, com estrutura acessível para pessoas com deficiência. Os SAUs são referência também para o auxílio ao usuário com serviços de guincho e resgate, com equipes 24 horas à disposição. Ao longo de toda a concessão, 89 veículos operacionais (viaturas de inspeção, de apreensão de animais, caminhões-pipa, guinchos leves e pesados e viaturas de resgate) dão suporte ao motorista. O contato do usuário com a Concessionária pode ser feito pelo telefone 0800 17 8998”, informa a Eixo SP.
QUATRO PRAÇAS DE PEDÁGIOS NA MICRORREGIÃO
Apesar das melhorias efetivas, como a duplicação, estarem previstas apenas entre o terceiro e sétimo anos, na SP-294, e entre o 19º e 21º anos de contrato na Assis Chateaubriand, as cobranças aos usuários já chegam ano que vem.
“As praças de pedágio entram em operação em 2021, conforme o contrato de concessão”, informa a Eixo SP. Segundo a empresa, as praças de cobranças serão instaladas na SP-294 em Parapuã (km 551), Lucélia (km 581) e Pacaembu (km 623) e, na SP-425, em Sagres, no km 400.