24.2 C
Adamantina
sexta-feira, 21 março, 2025

Grupo realiza soltura de mais de 19 mil alevinos para repovoamento do rio Aguapeí

Tão importante quanto o reflorestamento de áreas desmatadas, proporcionando a recuperação de ecossistemas importantes, o repovoamento de rios é necessário para o restabelecimento da fauna local, devastada devido fatores externos, como a poluição e a pesca predatória.

Visando colaborar com a preservação de um dos afluentes da bacia do Rio Paraná, um grupo de pescadores e amantes da natureza se uniu e, desde o final de 2019, desenvolve diversas ações ao longo do rio Aguapeí, mais conhecido como Feio.

- Publicidade -

No sábado (9), o local escolhido foi a queda d’água Salto Botelho, em Lucélia. Os preservadores soltaram 19.300 alevinos para repovoamento do rio, que já foi sinônimo de abundância de peixes.

Segundo o engenheiro ambiental Bruno Augusto Espeleta Sturari, um dos integrantes do grupo ‘Pescadores Solidários Amantes da Natureza’, a intenção é contribuir para recuperação da fauna do local, bastante prejudicada devido à falta de consciência ambiental dos frequentadores do rio.

“Percebemos uma crescente diminuição na quantidade de peixes, tanto no período da piracema quanto de pesca autorizada. Isso é devido aos arrastadores, pescadores de tarrafas e poluição, que tornam os ambientes nocivos a várias espécies de animais aquáticos”.

O voluntário explica ainda que todo o cuidado é tomado para que haja uma correta recuperação do rio, com o repovoamento de peixes nativos e com matrizes da própria bacia hidrográfica Aguapeí, como das espécies corímba, pacu, piauçu e piapara. E, nos próximos meses, estão previstas mais duas solturas, uma entre Tupã e Arco Íris e outra em Flórida Paulista.

Mesmo com mais de 250 integrantes, o grupo necessita do apoio e colaboração de toda a comunidade para continuar desenvolvendo as atividades de preservação que, além da soltura, contemplam plantio de árvores e arrastões de limpeza. Para isso realiza arrecadações com empresários, busca doações com instituições e promove ações solidárias.

Na soltura de sábado passado, os preservadores contaram com apoio ainda do Lions Clube de Iacri, da ASSENAAGRO (Associação dos Engenheiros de Osvaldo Cruz e Região) e dos Membros do Comitê de Bacias Hidrográficas do Aguapeí e Peixe. E, no dia da soltura, participaram da iniciativa os novos gestores de Lucélia – Tati Guilhermino (prefeita), Marcos Lima (vice) e Mariana Ribeiro (secretária de Meio de Ambiente) – e Osvaldo Cruz, representada por Edmilson Cândido de Oliveira (secretário da Agricultura e Meio Ambiente) e Guilherme Di Pietro Trovó (Diretor da Agricultura).

As ações do grupo podem ser acompanhadas pelo Facebook: Pescadores Solidários Aguapeí.

Fotos: Divulgação/Marcelo Mazaro
Publicidade