A tão sonhada revitalização da área comercial de Adamantina começou a ser debatida na sexta-feira (15), quando ocorreu a primeira reunião de comissão constituída pelo prefeito Márcio Cardim (DEM).
A solicitação dos comerciantes, encabeçada pelo Sincomercio Nova Alta Paulista (Sindicato do Comércio Varejista), tem pelo menos cinco anos. Desde então, os empresários buscam viabilizar as melhorias paisagística e de trânsito, objetivando uma área central mais atrativa aos consumidores de toda a região.
No final de 2018, o prefeito chegou a afirmar que a revitalização não era prioridade, mudando de posicionamento durante o período eleitoral do ano passado, conforme nota divulgada pela assessoria de imprensa na quarta-feira (13), que declarou a proposta como “promessa de campanha”.
Ainda, segundo a gestão municipal, o grupo é formado por membros do Poder Executivo, profissionais liberais que são engenheiros e arquitetos que atuam na cidade, veículos locais de imprensa, sociedade civil e do comércio.
PRIMEIRA REUNIÃO
O prefeito Márcio Cardim abriu o encontro agradecendo a disponibilidade dos participantes de estarem presentes para contribuírem com o projeto que o município deseja desenvolver. “A nossa ideia com essa ação é dar visibilidade ao comércio local, fomentar a economia, levar acessibilidade, modernidade, harmonia e acolher melhor as pessoas que vão até as lojas”, diz.
O secretário de Planejamento, João Vitor Marega, também agradeceu aos participantes por terem aceito o convite para integrarem a equipe de trabalho. Ele ainda apresentou algumas ideias que são desenvolvidas pela equipe da pasta.
“Nosso objetivo ao formar essa comissão é colher as ideias aqui, levar para que os engenheiros da secretaria desenvolvam e depois, trazer para que todos debatam o que foi construído, estando à disposição para atendê-los sempre que uma nova ideia surgir e para fazer as alterações, inclusões e modificações”, comenta.
Segundo o gestor municipal, a revitalização vai ter início por meio do plantio de mudas nos canteiros centrais das avenidas Rio Branco e Adhemar de Barros e de adequações da Praça Elio Micheloni.
Além disso, já há um pré-projeto da Avenida Salles Filho que será enviado ao deputado federal Fausto Pinato e a senadora Mara Gabrilli para que o Município busque recursos para fomentar as transformações no centro.
Sergio Vanderlei, secretário de Cultura e Turismo e presidente do Sincomércio, afirma estar muito feliz com a iniciativa. “Esperamos por isso há muito tempo e agora vamos unir os nossos esforços em prol de conquistarmos todas essas melhorias”, afirma.
Durante o encontro, foram apresentadas ainda ideias para inclusão de equipamento urbano que integra lixeira, bancos e os canteiros centrais, bem como melhorias na parte do trânsito da cidade.
Com informações da Prefeitura de Adamantina