Com objetivo de unir voluntários a fim de prestar serviços humanitários e promover valores éticos, o Rotary Club de Adamantina completará 70 anos em 2021. Desde a sua fundação foram diversas as ações que colaboraram com a comunidade local, seguindo os valores da associação presente em todo o mundo.
Atualmente a entidade sem fins lucrativos possui 28 associados em Adamantina, entre eles o engenheiro químico Francisco Lupo Filho, que é presidente no Ano Rotário 2020/21. Profissionais liberais que dedicam uma parte do seu tempo para fazer a diferença na sociedade.
“Após anos de dedicação profissional, sentia a necessidade de colaborar com o próximo. Conheci as iniciativas do Rotary, e por meio de um convite comecei a participar das ações. Não é necessário ser rico ou influente, apenas ter vontade e alegria de ajudar a comunidade. Como disse nosso fundador Paul Harris, “se quiser que uma tarefa seja feita peça para uma pessoa ocupada que saberá fazer”. Então, fica a lição, basta ter vontade para participar”, pontua.
Seguindo o lema ‘Rotary abre oportunidades’, o clube de serviços está aberto para que toda a comunidade possa conhecer e colaborar com as atividades, que visam melhorar a vida da população de forma permanente.
No âmbito global, o presidente do Rotary Club destaca o projeto que visa erradicação da poliomielite. Iniciado em 1979, o ‘Polio And Now’ já reduziu em mais de 99% os casos em todo o mundo, e agora poucos países ainda são endêmicos.
E, no ano passado, o clube de serviço lançou um novo desafio: a erradicação das Hepatites A e B em até 10 anos. “O Rotary foca em ações que mudam a vida das pessoas de forma permanente”.
Outra iniciativa do Rotary, que colabora para o compartilhamento e integração de culturas, é o intercâmbio. Apesar de estar paralisado atualmente devido a pandemia de covid-19, a ação trouxe oportunidade para centenas de jovens conheceram outros países, como os adamantinenses Ana Eliza Ruiz e Gabriel Dias, que chegaram ano passado do Canadá e México, respectivamente.
Seguindo a linha de cuidado com o próximo, mesmo que vivencie outra realidade, a Fundação Rotaria patrocina projetos em todo o mundo em parceria com os clubes locais. Em Adamantina, por exemplo, são investidos mais de R$ 300 mil no Pronto Socorro da Santa Casa, que recebe equipamentos de última geração para melhorar o atendimento a comunidade local.
Entre os novos aparelhos estão dois respiradores mecânicos, monitores multiparâmetros, eletrocardiógrafo portátil, entre outros.
Ainda, na área de saúde, o Rotary patrocinou a testagem contra o coronavírus de funcionários e atendidos pelo Lar dos Idosos da cidade.
Já em Mariápolis está em desenvolvimento projeto que visa aquisição de projetor de imagens e acessórios para creche Raio de Sol.
Todos os projetos são desenvolvidos com recursos da Fundação Rotaria, que é subsidiada pelas ações dos 2.400 clubes no Brasil. O Rotary de Adamantina realiza durante todo o ano diversas iniciativas, que já se tornaram tradicionais no calendário social do Município, como a Feijoada.
Outra colaboração da cidade para as ações da Fundação Rotaria é por meio das ‘Empresas Cidadãs’, que contribuem com valor mensal para melhorar a vida de comunidades em todo o mundo. Em Adamantina fazer parte do projeto: Cido Ferramentas e Marchioti & Camacho – Sociedade de Advogados.
Para que mais atividades possam ser desenvolvidas, o Rotary conta com apoio da comunidade adamantinense. “Não é necessário apenas ser rotariano para ajudar, contamos com o apoio de voluntários em nossas ações, pessoas que desejam dedicar parte do seu tempo para algo concreto no social”, convida.
A próxima missão do Rotary de Adamantina é expandir as iniciativas que norteiam a entidade para a cidade de Flórida Paulista. “As pessoas que desejam participar do Rotary, que possuem um anseio de colaborar com a sua comunidade, entre em contato com os rotarianos de Adamantina que daremos todo o suporte”. O e-mail de Francisco Lupo Junior é: [email protected].



