O governador João Doria (PSDB) anunciou, nesta quinta-feira (11), regras mais rígidas no Plano São Paulo para conter o avanço da pandemia de covid-19 em todo o Estado. Até hoje, o sistema de saúde colapsou em 53 municípios paulistas.
“O que ocorre hoje é uma pandemia diferente que tínhamos no ano passado”, alerta o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn.
Denominado como “fase emergencial”, o novo pacote de medidas incluí restrições em 14 atividades a partir de segunda-feira (15).


RECORDES
São Paulo teve nesta quarta-feira (10), a maior média móvel de mortes de toda a pandemia. O índice superou o recorde de agosto de 2020, quando o índice chegou a 289 mortes diárias, pelo terceiro dia seguido.
A média móvel, que leva em consideração os registros dos últimos sete dias e minimiza as diferenças das notificações, foi de 312 óbitos por dia nesta quarta.
Foi a primeira vez que o índice supera 300 mortes. O número representa um aumento de 34% em relação ao verificado há 14 dias, o que, segundo os especialistas, indica tendência de alta.
O Estado registrou também 517 novas mortes por covid-19 nas últimas 24h, além de 16.058 novos casos confirmados da doença.