24.5 C
Adamantina
domingo, 16 março, 2025

A depressão

Olá queridos leitores, hoje gostaria de falar sobre um assunto tão comum e tão difícil ao mesmo tempo: a Depressão.

Falando por mim, eu posso afirmar que eu tinha muito preconceito quando alguém me dizia que estava com depressão ou quando eu conhecia alguém que passava por essa situação. Sempre achei que era “frescura”, falta de fé, falta de amor próprio, jeito de chamar atenção, entre outras diversas formas que a gente ouve por aí. Eu realmente pensava assim e sei que tem muitas pessoas que ainda pensam assim. Que ledo engano o meu, o nosso.

- Publicidade -

Por muitos motivos, acabei por adquirir, não sei como colocar isso, mas essa doença que corroí nosso corpo e nossa alma aos poucos. Só quem passa por isso é que sabe realmente o que acontece dentro de si. É incontrolável e não tem como não cair ou duvidar de si mesmo. Vou tentar explicar da forma que eu vejo e sinto. Quem sabe vocês possam se identificar com o sentimento. Pelo menos pode se sensibilizar com pessoas que passam ou já passaram por algo parecido.

Começa aos poucos e quando você se dá conta, já te tomou por inteiro e aí fica muito mais difícil tratar ou sair dessa situação. Nos meses que passei por todo aquele sofrimento, eu acordava tarde, dormia todas as tardes por horas e ainda ia dormir mais cedo do que o meu normal.

Eu comecei a me afastar das atividades que sempre fazia com minha família, como: fazer as refeições juntos, assistir a filmes e séries, até dos meus livros eu me afastei e olha que leio todos os dias, sem exceção. Escrever então? Nem pensar. Eu não conseguia chegar perto do computador para escrever.

Foi quando comecei a sentir algo dentro de mim que não sei explicar. É como uma angustia enorme que vai te tomando por inteiro, chega a doer fisicamente o peito. Uma sombra cobriu todos os meus sentimentos e pensamentos. Comecei a duvidar de mim mesma, da minha crença e até do porquê da minha existência. Foi quando consegui ajuda.

Se não conseguem desabafar com um estranho, como um psicólogo, procurem alguém de quem confiem e se abram, tentem tirar de dentro de si o que os corroem, coloquem pra fora o que está contaminando suas almas. Apaixonem-se por si mesmos! Amem a si mesmos! Porque só podemos dar a outra pessoa, aquilo que temos dentro de nós e se amamos a nós mesmos, fica mais fácil amar quem está a nossa volta.

A depressão não cura da noite para o dia, é um exercício diário, é uma luta diária e só você é capaz de vencê-la. Busque algo que goste e lute para fazê-la todos os dias. Distraia sua mente mesmo que por alguns instantes, apenas para recarregar suas forças, porque o caminho é árduo, mas a vida? VALE A PENA!

Desejo a todos um excelente final de semana, muita luz, paz e amor em seus corações. Grande beijo.

 

Publicidade