Arquitetura e Design andam juntos, desde os primeiros habitantes deste mundo, por meio da troca de produtos e até hoje na lei das vendas, marcas e serviços conhecidos internacionalmente. Cada produto não se vende sozinho, mas sim o conjunto de toda obra e o pós-venda e o papel da arquitetura e design vem criar todo o conjunto visual e identidade dos mesmos.
Novas lojas físicas e até as mais antigas por meio de reformas vem apostando sempre na manutenção da identidade visual e o conceito, mas isto deve se tomar muito cuidado quando a arquitetura e o design não atinge o seu objetivo de valorizar o produto ou serviço prestado, pois o conhecimento de um arquiteto e designer vai muito além de apenas trabalhar com formas e volumes de uma bela fachada.
O papel do arquiteto comercial é incluir a ousadia de uma fachada contemporânea mostrando o produto claramente, até mesmo nos moldes da própria identidade da marca e suas exigências, como por exemplo de lojas franquiadas.
O produto deve ser destacado com jogos de luzes que atraia e valorize o produto e as cores da loja que acaba indo de encontro com a psicologia das cores que desperta o cliente a compra e não somente, para algo belo, mas que vale a qualidade investida no todo. Lembrando que cada ramo tem suas principais cores. Importante também é estabelecer o ponto que será construído, público alvo e um excelente briefing inicial de arquitetura e design juntamente com o marketing.
A fachada é o cartão postal como a vitrine também, portanto o layout da planta deve se ater a tudo e de modo especial ao caixa bem posicionado e o fluxo de clientes, para que não se tenha grandes filas nos corredores ou dentro da loja. Conforto é exigido nas lojas em que o cliente quer ser abraçado pela empresa desde um simples produto comprado, portanto é relevante este quesito além do atendimento impecável.
Já entrou em um lugar e percebeu que o cheiro era de uma loja que você comprou? Sim estou falando dos aromas que a loja deve ter, pois imediatamente a cliente desperta a vontade de voltar e sentir novamente a experiência de bem-estar da compra vindo a voltar a comprar e o mesmo acontece com o som ambiente devidamente combinando com o padrão da loja.
Portanto o arquiteto e designer é responsável, desde o início ao fim da obra por garantir todas essas sensações por meio de todos os detalhes pertinentes a uma boa venda e ainda garantindo que o planeta não seja agredido com o excesso de materiais muitas vezes descartados que pode vir a fazer parte do design de interiores dentro do ponto comercial.
ENDRI CAVICCHIOLI DELVECHIO
Arquiteto e Designer de Interiores