Seguindo o calendário estadual, a Secretaria de Saúde de Adamantina inicia, nesta segunda-feira (31), a imunização de novo grupo contra covid-19. Desta vez, as crianças de 5 a 8 anos receberão a primeira dose da vacina, de acordo com os protocolos estabelecidos pelo Governo paulista.
O público de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas foi o primeiro a receber o imunizante contra o coronavírus. Nesta semana foi iniciada a vacinação das crianças de 9 a 11 anos e, a partir de segunda, o restante poderá receber a vacina em Adamantina.
A imunização acontece das 7h às 11h e das 13h às 17h, no CIS (Centro Integrado de Saúde).
ESCLARECIMENTO
A Vigilância Epidemiológica de Adamantina informa que a imunização de pessoas que têm de 5 anos completos será realizada somente com a vacina da Pfizer. Já a aplicação do imunizante em crianças de 6 anos até 11 anos, 11 meses e 29 dias ocorrerá em todo o estado de São Paulo com a utilização da vacina tanto da Pfizer quanto da Sinovac/Butantan.
Também vão receber a vacina fabricada pela Pfizer os indivíduos que apresentam as condições: I – Imunodeficiência primária grave; II – Quimioterapia para câncer; III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; IV – Pessoas vivendo com HIV/Aids; V – Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias; VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune – Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6-mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe); VII-Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; VIII – Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise) e IX – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
Para os adolescentes que têm de 12 a 17 anos, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou – desde o dia 20 – a aplicação da vacina desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Butantan.
A Vigilância Epidemiológica pede aos pais/responsáveis que forem levar a criança para receber a vacina que apresentem o Cartão SUS da criança, pois muitos ainda não tem CPF e a aplicação da dose precisa ser cadastrada no sistema.