
O desenvolvimento cognitivo de um jovem é diretamente influenciado pelo saber artístico. Por isso, é essencial ingressar as crianças e adolescentes em formações culturais, como a música, que contribuem tanto na formação do pensamento crítico, da socialização na primeira infância, quanto na apreciação artística.
Atenta a importância de contribuir com este conhecimento, a Secretaria de Cultura e Turismo de Adamantina disponibiliza cursos musicais e de expressões, como teatro, ballet e danças urbanas.
“Não só a música, mas como também as demais atividades têm papel importantíssimo na formação cultural e intelectual de uma criança e de um adolescente, principalmente neste momento em que vivemos, em que ‘nossos filhos’ ficaram trancafiados dentro de suas casas, na frente de um celular, sem o convívio com outras pessoas. Resgatar este convívio e oferecer cultura e arte torna-se uma obrigação do poder público”, destaca Sérgio Vanderlei, secretário de Cultura e Turismo.
Apesar das inscrições estarem disponíveis durante todo o ano, a pasta ressalta a importância da matrícula ser realizada neste período, possibilitando uma formação contínua. Há vagas para a Banda Marcial, Orquestra de Viola e Projeto Guri, além dos cursos de expressões artísticas. E o mais legal é que não precisa ter instrumento e nem conhecimento prévio de música ou dança, o pré-requisito é querer estudar e ter interesse nos estudos e nas aulas.
“Estamos trabalhando com a consciência de que precisamos ir de encontro à nossa comunidade. Peço às pessoas que nos prestigiem, participando das escolinhas e oficinas, como também assistindo às apresentações. Junto poderemos mudar a realidade de muitas vidas”, complementa o gestor cultural.
Todas as informações sobre os cursos são disponibilizadas na Biblioteca Pública, no Centro da cidade. Telefone: (18) 3522-4299.