22.2 C
Adamantina
quinta-feira, 3 julho, 2025

Adamantina será sede do serviço de residência inclusiva regional

Encontro online debateu a construção de residência inclusiva regional em Adamantina | Foto: Divulgação

Tendo em vista a necessidade de oferecer um serviço de acolhimento institucional para jovens com deficiência acima de 18 anos e cujos vínculos familiares estão rompidos ou fragilizados e que não contam com condições de auto sustentabilidade, Adamantina passará a oferecer o serviço de residência inclusiva regional.

A Prefeitura de Adamantina, representada pela secretária de Assistência Social Andreia Regina Ribeiro, participou de todas as reuniões para implantação do serviço no Município e, ainda, articulou juntamente a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) local para que também fizessem adesão ao serviço.

- Publicidade -

Os encontros ainda contaram com a presença de representantes da Drads (Divisão Regional de Assistência Social) de Dracena na articulação com os municípios.

Além de Adamantina, Flórida Paulista, Mariápolis, Osvaldo Cruz e Dracena serão parceiros nesta iniciativa. Para a execução, o Município receberá R$180.038,40 do Estado e mais R$180.038,40 cofinanciado pelas cidades parceiras.

De acordo com Andreia, a construção da residência inclusiva regional teve início em abril do ano passado. “Desde então, temos realizado diversos encontros para viabilizar qual é a forma mais viável para que a parceria seja estabelecida levando em consideração as normas que estão vigentes”, explica.

Os municípios já estão fazendo projetos de lei para que o montante destinado ao custeio do serviço, seja colocado nos orçamentos das respectivas prefeituras e encaminhados ao poder legislativo.

“Quando demos início às tratativas, o Poder Executivo deu total apoio a execução do projeto do município. Entendemos que oferecer a residência inclusiva regional aqui é uma forma eficaz de atender uma demanda crescente por um serviço que é enquadrado como proteção social especial de alta complexidade e que não tem na região”, afirma.

Para a implantação do serviço, uma nova reunião aconteceu ontem (3), sendo discutido qual o termo ou instrumento jurídico mais indicado para a composição da parceria, pois o serviço será regional.

“Gostaria de ressaltar a Divisão Regional de Assistência Social de Dracena, órgão vinculado à Secretaria de Assistência Social do Estado, que deu total apoio a execução do serviço regional bem como possibilitou a destinação do recurso para a implantação da residência inclusiva em Adamantina”, finaliza.

Publicidade