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A denominada “sétima arte”, ainda, traz de volta o passado para o presente sem pensar no futuro, isso é, quando se trata de um desencontro por meio dos filmes de faroeste dos bons e velhos tempos do cinema.
A trilogia do chamado “faroeste spagghetti” ou “faroeste b” com os filmes: POR UM PUNHADO DE DÓLARES, POR UNS DÓLARES A MAIS E TRÊS HOMENS EM CONFLITO/O BOM, O MAU E O FEIO com direção implacável de Sérgio Leone e presença de CLIN EASTWOOD marcaram a década de 60 para os amantes deste gênero cinematográfico nos cinemas em nível mundial.
O astro destes filmes com o seu olhar penetrante e enigmático ao mesmo tempo, deixaram muitos fãs sem saber o que procurava o “cavaleiro sem nome”, também, ora apresentado com diversas opções para os demais personagens que faziam parte da trilogia em pauta, destacando neste cenário do filme primeiro “POR UM PUNHADO DE DÓLARES” (1964) ou “PER UM PUGNO DI DOLLARI”, as presenças dos artistas: Gian Maria Volonté, Wolfrang Lukschy e Steghardt Rupp.
Segundo pesquisadores da área cinematográfica relacionada com o gênero FAROESTE, o filme primeiro da trilogia, POR UM PUNHADO DE DÓLARES apresenta alguns problemas de roteiro e direção, mesmo assim, avança em muitos quesitos técnicos para a época, além do mais, o roteiro apresenta outros questionamentos para uma reflexão além da paisagem desértica e personagens diversificadas pela simplicidade de um cenário em mutação silenciosa e barulhenta ao mesmo tempo.
O filme avança de acordo com o toque do diretor SÉRGIO LEONE, buscando outros aspectos pela proposta pessoal da direção, portanto, percebe outros fatores de interesse técnico para a produção do filme em território espanhol, porém, a marca registrada do pioneirismo em “faroeste sepagghetti” pertence à Itália.
O retrato solitário do cavaleiro que aparece em meio ao nada em uma cidade pequena de um interior qualquer, trazendo poucas coisas em seu cavalo como apoio em suas andanças sem fim em busca do seu interior como proposto fundamental para o entendimento do diretor SÉRGIO LEONE e o astro principal do filme: CLINT EASTWOOD!
A proposta do filme POR UM PUNHADO DE DÓLARES vem de encontro aos acontecimentos nos dois filmes seguintes que fecham a trilogia, a saber: POR UNS DÓLARES A MAIS E TRÊS HOMENS EM CONFLITO/O BOM, O MAU E O FEIO.
Ressalta-se a importância de conhecer a proposta do diretor para uma reflexão além do senso comum neste gênero cinematográfico, possibilitando ao leitor uma viagem ao tempo para entrar no contexto universal da “sétima arte”.
AVE SERGIO LEONE!
AVE CLINT EASTWOOD!
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(*) Jornalista diplomado e professor universitário.
E-MAIL: barbosa.sebar@gmail.com