22.6 C
Adamantina
sexta-feira, 4 julho, 2025

Trânsito municipal registra 367 infrações em quatro meses de 2023

Desde 2016, o trânsito de Adamantina é municipalizado. Com isso, diversas infrações são registradas pelo Município, enquanto outras são responsabilidades do Estado.

Devido convênio com o Governo paulista, ambas as fiscalizações são realizadas pela Polícia Militar. Porém, o recurso proveniente de multas municipais retorna aos cofres da Prefeitura, que reinveste os valores em melhorias no trânsito.

- Publicidade -

São consideradas multas municipais as que infringem as leis de circulação no trânsito, como, por exemplo, excesso de velocidade, parar ou estacionar em local proibido ou que comprometa o fluxo de automóveis. E é de competência estadual averiguar as infrações penais praticadas com automóveis, além de fiscalizar a veracidade de documentos do veículo e do condutor.

MULTAS MUNICIPAIS

Conforme o Departamento de Trânsito, Adamantina registrou 367 infrações municipais nos quatro primeiros meses deste ano, sendo as mais corriqueiras o uso e manuseio de celular, parada em fila dupla e não respeito ao direito de travessia do pedestre. Com isso, a cidade tem uma média de três multas diariamente.

MULTAS ESTADUAIS

Já o Capitão PM Eder Mazzini Bressan, comandante da 2ª Cia de PM de Adamantina, informa que as principais infrações estaduais são: dirigir com o licenciamento vencido, veículos com problemas na iluminação e recusa ao teste de influência de álcool.

“A fiscalização de trânsito é feita diariamente, buscando a preservação de vidas e a redução de acidentes. Porém, nos fins de semana, nota-se um aumento na quantidade de infrações, principalmente ligadas à alcoolemia”, alerta.

ORIENTAÇÕES

Para garantir mais segurança no trânsito, o comandante da PM dá algumas orientações aos condutores.

“A principal orientação aos motoristas que dirijam sempre de forma preventiva, que realizem frequentemente a manutenção dos veículos, na parte de iluminação, na parte de freios. Tenham também responsabilidade ao conduzir os veículos, pois são vidas envolvidas, vidas de quem amamos. É muito comum estarmos com filhos e familiares no interior dos nossos veículos e temos responsabilidade enquanto a isso, então, não ingerem bebida alcoólica para dirigir, não excedam a velocidade, não pratiquem manobras perigosas que podem expor as vidas de quem vocês amam, bem como de pessoas que são amadas por outras famílias”, alerta Capitão PM Bressan.

Publicidade