
O Banco de Sangue de Adamantina, que é ligado à Santa Casa de Misericórdia da Providência de Deus, atingiu nível crítico de estoque de bolsas de sangue de fator Rh negativo. A situação, conforme pontua a enfermeira coordenadora, Cintia Neris Esteves, é devido aumento das transfusões em pacientes que são A- (A negativo), B- (B negativo), AB- (AB negativo) e O- (O negativo).
Mensalmente, cerca de 200 coletas são realizadas pelo Banco de Sangue, que é responsável por atender 11 cidades e aproximadamente 120 mil pessoas. “A abrangência da nossa atuação reforça a importância desde ato altruísta e solidário, que ajuda a salvar vidas”, pontua Cintia.
Como forma de enfatizar a importância da doação, uma campanha será realizada de 21 a 25 de novembro, marcando o Dia Nacional do Doador de Sangue. “No dia 25, também estaremos com ação especial na Igreja Amor e Cuidado. Porém, pedimos a colaboração dos doadores desde já”.
REQUISITOS
Para doador é necessário realizar cadastro no Banco de Sangue, com um documento de identidade oficial com foto. Podem realizar o ato, homens e mulheres saudáveis com idade entre 16 e 69 anos e com no mínimo 50kg (16 e 17 acompanhados pelo responsável legal). A idade limite para a 1ª doação é 60 anos.
E o doador deve estar alimentado, evitando alimentos gordurosos; realizer repouso noturno de no mínimo 6 horas; ter evitado bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes; e não fumado na última hora da doação.
“É importante ressaltar que a sinceridade e consciência do doador refletirá em quem receberá a transfusão de sangue”, enfatiza a enfermeira.
BANCO DE SANGUE
O Bando de Sangue de Adamantina funciona anexo a Santa Casa, na rua Joaquim Luiz Vian, 209, Vila Cicma. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 7h15 às 11h.