24.5 C
Adamantina
sábado, 15 março, 2025

Credenciamento de profissionais para atendimento de TEA garante otimização do serviço, pontua secretário de Saúde

Para famílias que têm um membro com TEA (Transtorno do Espectro Autista), garantir o acesso a tratamentos e terapias adequadas é uma preocupação constante. Em Adamantina, o atendimento é custeado pela Prefeitura, já que não há programas específicos instituídos pelos governos estadual ou federal.

No final do ano passado, a Secretaria de Saúde abriu credenciamento de profissionais e empresas para atendimento deste público. O objetivo é otimizar o serviço e, com isso, ampliar a quantidade de atendidos. Hoje, há 40 crianças e adolescentes na fila de espera. Outros 42 realizam tratamentos e terapias custeados pelo Município.

- Publicidade -

“Esta nova modalidade possibilita o aumento de beneficiados. Se antes a Secretaria de Saúde pagava, em média, R$ 170 por consulta na rede privada, agora o valor médio passou para R$ 70. Ou seja: com o mesmo recurso poderemos atender mais crianças e adolescentes, garantindo o tratamento adequado com atendimento periódico”, explica o secretário de Saúde, Gustavo Taniguchi.

Desde 2020, quando começou a custear os serviços de acompanhamento e desenvolvimento do TEA, a pasta aperfeiçoa a sistemática de trabalho para garantir acesso para todos os que possuem esta condição.

“O credenciamento de profissionais e empresas também atende recomendações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e Ministério Público. Ao mesmo tempo que buscamos garantir o serviço, temos que atender as legislações vigentes, como a Nova Lei de Licitações”, explica o gestor.

Secretário de Saúde de Adamantina, Gustavo Taniguchi explica credenciamento de serviços do TEA | Foto: João Vinícius Faustino/IMPACTO

CREDENCIAMENTO

Como o TEA permite diferentes abordagens terapêuticas, é importante que haja um grupo de especialistas de diferentes campos para o tratamento de muitos aspectos que constituem os sintomas do autismo. Atualmente, a rede de profissionais é formada por psicologia ABA, fonoaudióloga ABA e DENVER, psicopedagoga, equoterapia, terapia ocupacional, neurologista infantil, psiquiatra infantil, fisioterapia psicomotricidade e neuropsicologia.

A Secretaria de Saúde reforça que o credenciamento foi aberto justamente para que não haja o corte de vínculos entre pacientes e profissionais, mas cabe ao especialista optar ou não por participar desta modalidade e atender ou não o paciente do SUS (Sistema Único de Saúde).

“Novamente, reforçamos que o intuito é otimizar o serviço, garantir um atendimento adequado para mais crianças e adolescentes de nossa cidade”, complementa Taniguchi.

As empresas ou profissionais interessados em integrar o credenciamento podem obter mais informações no Departamento de Licitações, que está situado no 3º andar do Paço Municipal, das 8h às 16h.

Publicidade