O tenente coronel da Polícia Militar, Julio Marcelo Romagnoli atuante no 25º Batalhão da Policia Militar em Dracena, foi promovido ao posto de Coronel PM, o mais alto da corporação. Na ocasião, o oficial também declarou estar se despedindo da carreira.
“É com muita honra que o 25º Batalhão de Polícia Militar do Interior parabeniza o Coronel PM Júlio pela promoção ao último posto. Homenagem registrada na presença dos Oficiais, Praças e familiares”, declarou a corporação da PM em sua homenagem.
Com início da carreira em 17 de janeiro de 1994, o coronel esteve por 4 anos na academia de Polícia Militar do Barro Branco. Formou-se aspirante a oficial e serviu no 4 °BPMM em São Paulo, região da Lapa. Em 2001 como 2°Tenente foi para o 25°BPMI, em Dracena, onde posteriormente foi promovido a 1° tenente, capitão, major, tenente coronel e por fim a coronel da PMESP.
Formado em direito, fez mestrado em Ciências Policiais de Segurança e ordem pública. Foi professor do curso de formação de soldados desde 2001 com a cadeia da matéria de Direitos Humanos a qual é pós-graduado. Comandou diversas unidades no Batalhão, desde Pelotão, Companhia de Adamantina, foi coordenador Operacional do Batalhão, sub comandante e finalmente comandante do Batalhão. Em toda a carreira trabalhou na área fim, policiamento, força tática e comandante pelotão de choque.

Durante sua trajetória, ele levou a região de Adamantina a estar entre as seis microrregiões mais seguras do Brasil e primeira do Estado, na época, além de ter conquistado todas as medalhas de mérito pessoal. Em 2023, recebeu o título de cidadão Adamantinense.
Foram mais de 30 anos atuando junto a sociedade em um trabalho conjunto com todos os Policiais da região e parceria com a comunidade e outras autoridades dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.
Em cerimônia de despedida, coronel Julio recebeu homenagens de sua esposa Francy e seus filhos, Junior e Pedro.
Em sua rede social, coronel Júlio declarou “Só tenho a agradecer, primeiramente a Deus e também a minha família pelo apoio, por ter chegado ao ápice do oficialato, foram muitas lutas, desafios, incertezas, enormes alegrias e hoje com a vitória alcançada e um novo caminho a percorrer. Que venham novos desafios”.